Esportes

Como os próximos adversários dos brasileiros na Libertadores se saíram na última semana? veja;

Dentre as equipes que vão enfrentar na próxima rodada da competição, apenas o Liverpool-URU e Palestino-CHI — adversário de Palmeiras e Flamengo — saiu derrotado no período.

Agência O Globo - 06/05/2024
Como os próximos adversários dos brasileiros na Libertadores se saíram na última semana? veja;
Como os próximos adversários dos brasileiros na Libertadores se saíram na última semana? veja; - Foto: Reprodução/internet

Vai começar, nesta terça-feira, o returno da fase de grupo da Libertadores de 2024. Com alguns brasileiros muito bem encaminhados para se classificar às oitavas de final e outros em situação preocupante, as equipes do país que conquistou as últimas cinco edições do torneio analisam o desempenho recente de seus próximos adversários. Dentre elas, apenas o Liverpool-URU e Palestino-CHI — adversários de Palmeiras e Flamengo respectivamente — saíram derrotados no período.

Veja cenários: Flamengo pode terminar rodada na Libertadores em zona de classificação ou até na lanterna

Renato Gaúcho: Carol Portaluppi, filha do treinador, posta vídeo do pai sendo resgatado no Rio Grande do Sul

PALESTINO

Na última semana, o Palestino disputou duas partidas pelo Campeonato Chileno e ficou com 50% de aproveitamento. A equipe que já eliminou o rubro-negro em uma competição internacional — na Sul-Americana de 2016 — foi derrotado por 2 a 1 pelo Desportes Iquique e, em seguida, venceu o Desportes Copiopó pelo placar de 3 a 1. Na liga nacional, estão na vice-liderança com 21 pontos, quatro à menos que o líder Universidade do Chile.

Pela Libertadores, o Palestino se encontra na terceira posição do Grupo E. A equipe chilena está à um ponto do segundo colocado Flamengo — seu próximo adversário. Ela vem de vitória na competição, de 3 a 1 sobre o Milionários-COL, dentro de casa.

LIVERPOOL-URU

O Liverpool-URU foi derrotado na última semana. O atual campeão uruguaio jogou duas partidas no período, ambas pela liga nacional, e não conseguiu nenhuma vitória: foi derrotado por 2 a 1 pelo Progreso e ficou no empate em 2 a 2 com o Peñarol. Na competição, o modesto clube de Montevidéu ocupa a nona posição da tabela, com 12 pontos conquistados em 11 partidas.

Na libertadores, o Liverpool está na terceira colocação do grupo com os mesmos quatro pontos do segundo colocado, Independente Del Valle. A equipe equatoriana está à frente no Grupo F pelos dois gols de saldo que tem a mais. Os uruguaios vem de vitória na competição, de 1 a 0 contra o San Lorenzo-ARG, dentro de casa.

LDU

Dentre as equipes que vão enfrentar um brasileiro nesta rodada da Libertadores, apenas a LDU — próximo adversário do Botafogo — venceu as duas partidas que disputou na última semana. O clube equatoriano derrotou o Mushuc Ruma por 1 a 0, e o Libertad-EQU por 3 a 2. Com as duas vitórias no período, o campeão da Libertadores de 2008 pulou para a terceira posição do campeonato nacional, com 24 pontos.

No torneio continental, a LDU ocupa a segunda posição do Grupo D. Com quatro pontos conquistados, mesmo número do terceiro colocado Universitário-PER— a equipe equatoriana vem de empate na competição, em 1 a 1 contra o Junior Barranquilla-COL, fora de casa.

COLO-COLO

Na última semana, o Colo-Colo-CHI — próximo adversário do Fluminense — saiu invicto nas duas partidas que disputou pelo campeonato nacional. A equipe chilena ficou no empate em 2 a 2 com o Cobresal e, em seguida, derrotou o Unión La Calera por 3 a 1. Na competição, o maior campeão do país ocupa a sétima posição da tabela — com 17 pontos conquistados.

No Grupo A da Libertadores, o Colo-Colo está na zona de classificação para o mata-mata da competição. No entanto, a equipe chilena está com os mesmos quatro pontos do terceiro colocado, Cerro Porteño-PAR. No torneio continental, o único clube de seu país que o conquistou vem de um empate sem gols contra o Alianza Lima-PER, jogando dentro de seus comandos.

COBRESAL

Assim como seu compatriota, Colo-Colo, o Cobresal-CHI — que enfrenta o São Paulo — também não saiu derrotado nos dois confronto que teve, na última semana. Pelo Campeonato Chileno, a equipe do deserto do Atacama venceu o Audax Italiano por 1 a 0, e ficou no empate em 2 x 2 com o próximo adversário do Fluminense na Libertadores. Na competição nacional, o clube está na 14ª posição, uma acima da zona de rebaixamento, com 10 pontos conquistados.

Na atual edição da Libertadores, o Cobresal ainda não venceu. A equipe chilena está na lanterna do Grupo B, com apenas um ponto. No último confronto da competição, saiu derrotado por 2 a 0 para o Talleres-ARG, dentro de casa.

ROSÁRIO CENTRAL

O Rosário Central-ARG — que enfrenta o Atlético-MG — é o único time, dentre os próximos adversários dos brasileiros na Libertadores, que não atuou na última semana. Com o fim da primeira fase do Campeonato Argentino, há 19 dias, que clube ficou na 11ª posição do Grupo A, o seu último desafio da equipe foi na própria competição continental.

O Rosário ficou no empate em 1 a 1 com o Caracas, fora de casa. Na Grupo G da Libertadores, o equipe ocupa a segunda posição do Grupo G, com quatro pontos conquistados — um a mais que o terceiro colocado, Peñarol-URU.