Geral

Madonna em Copacabana empata com festival de rock na União Soviética e é quinto maior show do mundo; veja ranking

Rainha do Pop ultrapassou os Rolling Stones, que se apresentaram à beira-mar em 2006

Agência O Globo - 05/05/2024
Madonna em Copacabana empata com festival de rock na União Soviética e é quinto maior show do mundo; veja ranking

Madonna superou os Rollings Stones. Até este sábado (4), os roqueiros ingleses eram responsáveis pelo maior show já realizado na Praia de Copacabana, em 2006, que reuniu um público de 1,5 milhão à beira-mar. Já o ato final de "Celebration Tour" atraiu ainda mais gente à Princesinha do Mar: 1,6 milhão de pessoas, segundo estimativa divulgada pela Riotour na madrugada deste domingo (5).

'Monumental': Show de Madonna em Copacabana repercute na imprensa internacional

Veja fotos: Festa para Madonna reúne Anitta, Angélica, Luciano Huck e outros famosos

A apresentação dos Rolling Stones em Copacabana foi o sexto maior show do mundo de acordo com Guinness World Records, edição publicada anualmente com uma coleção de recordes internacionais. Quando sair uma nova edição do ranking, Madonna estará acima dos britânicos, dividindo a quinta colocação com o festival Monsters of Rock, que também congregou cerca de 1,6 milhão de pessoas em Moscou, em 1991.

Dos setes maiores shows do mundo, quatro aconteceram no Rio. Há duas décadas, britânico Rod Stewart levou mais de 3,5 milhões de fãs às areais de Copacabana.

A seguir, confira o ranking completos com os maiores shows do mundo:

1. Rod Stewart, no Brasil (1994)

O astro britânico Rod Stewart se apresentou diante de ao menos 3,5 milhões de pessoas no réveillon de 1994, na Praia de Copacabana, em show considerado até hoje o de maior público de todos os tempos pelo Guinness Book, o livro dos recordes — na verdade, o Guinness cita 4,2 milhões de pessoas, mas parte do público estaria na praia para a festa de Ano-Novo.

2. Jean-Michel Jarre, na Rússia (1997)

Pioneiro do pop eletrônico — e das apresentações musicais embaladas por espetáculos de luzes, laser e pirotecnia —, o tecladista, compositor e produtor francês Jean-Michel Jarre levou 3,5 milhões de pessoas a Moscou, na Rússia, em 1997, em show do bem-sucedido disco "Oxygène".

3. Jorge Ben Jor, no Brasil (1993)

Jorge Ben Jor fez se apresentou na noite de Ano-Novo, em 1993, na Praia de Copacabana. Antes da famosa queima de fogos, ele cantou para nada menos que 3 milhões de pessoas. Na mesma ocasião, Tim Maia também subiu ao palco.

4. Jean-Michel Jarre, na França (1990)

Novamente, Jean-Michel Jarre. Antes de bater recordes na Rússia, o francês levou 2,5 milhões de pessoas a Paris, em 1990, com o show "Paris La Défense – Une Ville En Concert".

5. Madonna, no Brasil (2024), e Monsters of Rock, na Rússia (1991)

BnEm meio ao colapso da União Soviética, 1,6 milhão de pessoas compareceram ao evento Monsters of Rock, em Moscou, , em 1991. Bandas como Pantera, E.S.T, The Black Crowes, Metallica e AC/DC se apresentaram na ocasião.

Agora, porém, o festival divide a quinta posição no ranking com Madonna, que também levou 1,6 milhão de pessoas às areias de Copacabana para o histórico show de encerramento da "Celebration Tour".

6. Rolling Stones, no Brasil (2006)

A banda britânica The Rolling Stones trouxe a turnê "A Bigger Bang" para o Rio de Janeiro e se apresentou de graça para os cariocas, em 2006. Segundo estatísticas da época, o lendário show juntou 1,5 milhão de pessoas nas areias de Copacabana.

De acordo com estimativa divulgada pela Riotur na madrugada deste domingo, o show de Madonna em Copacabana atingiu a marca recorde: 1,6 milhão de pessoas foram até a praia mais famosa do Brasil para acompanhar o encerramento da Celebration Tour, que marca os 40 anos de carreira da diva.

De acordo com estimativa divulgada pela Riotur na madrugada deste domingo, o show de Madonna em Copacabana atingiu a marca recorde: 1,6 milhão de pessoas foram até a praia mais famosa do Brasil para acompanhar o encerramento da Celebration Tour, que marca os 40 anos de carreira da diva. O número supera o alcançado pelo grupo inglês Rolling Stones, que em 2006, em show da turnê "A Bigger Bang" que reuniu entre 1,2 e 1,5 milhão de acordo com os números divulgados à época.