Esportes

ABRAFUT vai a STJD para pedir punição a diretor do Flamengo e a Felipe Melo por críticas a arbitragem

Em nota, a entidade saiu em defesa dos árbitros Raphael Claus e Paulo Zanovelli

Agência O Globo - 05/05/2024
ABRAFUT vai a STJD para pedir punição a diretor do Flamengo e a Felipe Melo por críticas a arbitragem
STJD

A Associação de Árbitros de Futebol do Brasil (ABRAFUT) divulgou nota neste domingo em defesa dos árbitros que foram envolvidos em reclamações recentes sobre suas atuações de Raphael Claus, da partida entre Fluminense e Atlético Mineiro, e de Paulo Zanovelli, do jogo entre Bragantino e Flamengo. A ABRAFUT, em defesa dos seus árbitros, afirma que entrará com uma notícia de infração no STJD.

A notícia de infração é um instrumento pelo qual uma parte interessada informa ao STJD que alguém cometeu uma infração prevista no CBJD (Código Brasileiro de Justiça Desportiva). O inquérito apura se houve infração. Para isso é possível ouvir testemunhas e realizar diligências.

Na nota, cita que "no último sábado, posteriormente à partida entre Fluminense x Atlético Mineiro, após receber um cartão amarelo devidamente aplicado pelo árbitro Raphael Claus, insatisfeito, em tom de reclamação e acusação, o jogador Felipe Melo disse: " John Textor tem razão "'.

O texto diz que a "frase remete à várias acusações infundadas vindas do dono do Botafogo, que tem feito um movimento levando a suspeita de manipulação de resultados no futebol brasileiro".

A entidade também condenou as declarações do diretor do Flamengo, Bruno Spindel, que "se revoltou contra a atuação do árbitro Paulo Zanovelli dizendo que o Flamengo está sendo prejudicado e que a arbitragem favorecerá o clube que acusá-la de roubo, fraude, assalto , colocando pressão nos árbitros e dessa forma garantindo resultado favorável à sua equipe."

Por fim, a ABRAFUT afirma que tem visto "um cenário cada vez mais injusto contra a arbitragem":

"Nossos árbitros estáo sendo usados como nuvem de fumaça para cobrir a responsabilidade dos times pelos erros de seus jogadores. Na finalidade de colocá-los como vítimas, acusam e responsabilizam a arbitragem. Porém, não reconhecem que as falhas dos seus jogadores, como também o comportamento em campo dos mesmos e da comissão técnica das equipes, têm papel fundamental e essencial para o bom andamento do jogo."

A entidade afirma ainda que "será impossível termos um futebol de qualidade tanto para os membros que trabalham nessa modalidade, quanto para os torcedores e espectadores se todas as insatisfações forem justificadas pela injusta desconfiança, descrença, suspeita e incredulidade em cima do trabalho da arbitragem."