Esportes

Conmebol adia jogos de Grêmio e Internacional por conta das fortes chuvas no Rio Grande do Sul

Equipes gaúchas entrariam em campo por Libertadores e Sul-Americana na próxima semana. Novas datas das partidas serão anunciadas em breve

Agência O Globo - 05/05/2024
Conmebol adia jogos de Grêmio e Internacional por conta das fortes chuvas no Rio Grande do Sul
Conmebol - Foto: Reprodução

As fortes chuvas que atingem o estado do Rio Grande do Sul levaram a Conmebol a adiar os jogos de Grêmio e Internacional, pela Libertadores e Copa Sul-Americana, respectivamente, que aconteceriam na próxima semana. As duas equipes atuariam fora de casa, mas suas estruturas em Porto Alegre foram atingidas.

Perguntas e respostas: O que os R$ 333 milhões que a SAF do Botafogo pegou emprestado significam

Leia mais: Com 36 mil torcedores no estádio, Paraná vence o Nacional na segunda divisão do Campeonato Paranaense

O tricolor visitaria o Huachipato, no Chile, na quarta-feira (8), pela 4ª rodada do grupo C da Libertadores. Já o colorado, que também está no grupo C da Sul-Americana, iria à Bolívia para enfrentar o Royal Tomayapo, na terça (7). A entidade afirmou que as datas para ambos os jogos serão anunciadas em breve.

"Solidarizamo-nos com todo o Estado do Rio Grande do Sul e expressamos nosso apoio à situação pela qual estão passando", escreveu em nota a Diretoria de Competições e Operações da entidade.

A CBF também já havia adiado jogos de Grêmio — contra o Criciúma, pelo Brasileiro — e Inter — contra o Juventude, pela Copa do Brasil, e o Cruzeiro, pelo Brasileiro — porque os clubes não conseguem treinar. Os CTs de ambos e a Arena do Grêmio se encontram alagadas, e as atividades foram suspensas.

Desde a última quinta (2), o estado se encontra em estado de emergência pelas chuvas que ocorrem desde segunda. Centenas de municípios estão sendo atingidos e, em especial, a capital Porto Alegre. Pelo menos 55 pessoas morreram, e mais de 350 mil estão sem energia elétrica.

O Aeroporto Internacional Salgado Filho está inundado e as operações estão suspensas por tempo indeterminado, e as estradas também se encontram afetadas e interditadas.

Outro ponto de preocupação é o nível de água do Rio Guaíba, que já atinge 5,18m. A ordem é de que o Centro Histórico de Porto Alegre seja evacuado, já que os diques de proteção já começam a apresentar rupturas.