Internacional
Jacaré de estimação desaparece após ser capturado e solto em pântano, diz tutor
Joie Henney diz que WallyGator foi levado em uma pegadinha e jogado em um quintal enquanto viajavam; assustada, moradora ligou para controle de animais, que recolheu animal e libertou na natureza
O tutor de um jacaré de estimação, usado como apoio emocional, denunciou nas redes sociais neste fim de semana que o animal teria sido levado em uma pegadinha e, posteriormente, solto em um pântano. Batizado de WallyGator, o réptil tem sido o suporte do americano Joie Henney, morador da Pensilvânia, em sua luta contra a depressão nos últimos dez anos.
Veja vídeo: Desflorestamento e mudanças climáticas aumentam caçada por cobras em casas, prisões e escolas na Austrália
'Picolé de jacaré': animais hibernam congelados para se proteger do frio extremo nos EUA; entenda
Em uma publicação, citada pela BBC, Henney afirmou que WallyGator foi levado enquanto eles passavam as férias na Geórgia, sudeste dos EUA, e teria sido jogado no quintal de uma outra pessoa, em uma espécie de pegadinha, para assustá-la. Porém, ao ser descoberto, a moradora ligou para o Departamento de Recursos Naturais do estado, que o recolheu e libertou em um pântano "remoto" com outros 20 crocodilos.
As autoridades disseram ao tutor que as chances de encontrar WallyGator eram "poucas ou nulas", mas Henney está decidido a encontrar o animal de qualquer maneira.
Em uma publicação no domingo, Heeney disse que o jacaré ainda permanece desaparecido e agradeceu ao "apoio e preocupação": "Wally é muito importante para mim, assim como para muitas outras pessoas que ele faz felizes e coloca alegria em seus corações. A pessoa [que fez a pegadinha] é muito ingrata e muito má pelo que fez".
O animal foi resgatado por Heeney em Orlando, na Flórida, em 2015. Ele tem nove anos e 1,5 metro, mas para seu tutor tudo isso é apenas um detalhe: Wally ajudou a sair de uma profunda depressão ao longo dos anos, após ter perdido uma pessoa próxima. Atualmente, o jacaré tem milhares de seguidores nas redes sociais, onde o tutor compartilha fotos e vídeo da sua rotina, além do seu encontro com "fãs".
— Nunca conheci um crocodilo que não mordesse você — contou Heeney à rede CBS, em 2022. — Você brinca com a cabeça assim [Joe coloca a mão na boca de Wally], o instinto deles é agarrar você [com os dentes]. Mas ele não faz isso.
Esta não é a primeira vez que WallyGator e Heeney aparecem nos jornais. Em setembro de 2023, a dupla foi barrada de entrar no estádio para assistir um jogo de beisebol.
Mais lidas
-
1EUA
Houthis a Trump: para tornar a economia dos EUA grande novamente, é preciso acabar a guerra em Gaza
-
2ADQUIRIU DE MÁ FÉ
Defensoria Pública da União pede paralisação e demolição de parque aquático em terras indígenas em Palmeira
-
3PRIMEIRO ROUND
Justiça suspende Assembleia Extraordinária e eleição do CSE após disputa por legitimidade
-
4PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Perigo no Goiti: Açude recém-revitalizado por R$ 13 milhões oferece risco de afogamento e ataque de jacarés
-
5PENALIDADES
Condenado em prestação de contas, PT de Alagoas pediu parcelamento de dívidas