Variedades

Nos 74 anos de Faustão, 11 curiosidades sobre o apresentador que nem todo mundo sabe

Apresentador estudou Direito, passou pela rádio e pelo jornal impresso antes da TV, é fã de pizza margherita e foi coroinha; confira

Agência O Globo - 02/05/2024
Nos 74 anos de Faustão, 11 curiosidades sobre o apresentador que nem todo mundo sabe
Faustão - Foto: Instagram/Fausto Silva

Fausto Silva, mais conhecido como Faustão, é uma figura icônica da televisão brasileira, cuja trajetória de sucesso abrange décadas de entretenimento. Nesta quinta-feira (2), ele completa 74 anos de idade após passar por dois transplantes, um de coração e um de rim, no último ano. Após 53 dias internado, ele teve alta no mês passado. Além de suas conquistas na frente das câmeras, o apresentador possui uma história repleta de fatos interessantes. Descubra abaixo 11 curiosidades sobre ele:

Novo baterista do Slipknot: Brasileiro Eloy Casagrande já ganhou 'Se vira nos 30' do Faustão

Entrevista: Tico Santa Cruz fala do tratamento com canabidiol, 'desmame' do remédio tarja preta e fase 'paz e amor': 'Estou mais tratado'

Religião de Faustão

Faustão é católico apostólico romano. Em Araras, no interior de São Paulo, foi coroinha da igreja local, no tempo em que as missas ainda eram celebradas em latim, e considerou a ideia de tornar-se padre.

"Sou do tempo em que a missa era em latim, e fui coroinha de missa em latim. Tocava sino, balançava até aquele aparelho, turíbulo, que solta fumaça. Já toquei em fanfarra, aproveitei bem minha infância no interior. Nasci em São Paulo, mas morei no interior", contou em 2010 ao "Jornalistas & Cia", um informativo sobre o mercado profissional do jornalismo e da comunicação empresarial.

Colega de turma de Regina Duarte

Quando a família de Faustão se mudou para Campinas, ele cursou o segundo grau no Colégio Estadual Culto à Ciência, onde foi colega de classe da atriz Regina Duarte.

Chegou a estudar Direito

Quando saiu do colégio, Fausto Silva entrou para a faculdade de direito na Pontifícia Universidade Católica em São Paulo, mas abandonou o curso no quarto ano.

Início da carreira

O comunicador iniciou sua carreira aos 14 anos narrando eventos do cotidiano, como festas de aniversário no interior. Como repórter, seu início foi na rádio Centenário de Araras, do interior paulista, aos 15. Logo depois, mudou-se para Campinas e trabalhou durante cinco anos na Rádio Cultura, na qual comandou o musical New Pop International.

Aos 20 anos, Faustão continuou sua trajetória na Rádio Record. Depois, sua voz ressoou por diferentes emissoras, incluindo passagens memoráveis pela Jovem Pan e Rádio Globo, onde se destacou como comentarista esportivo e apresentador. Na Excelsior, comandou o programa de auditório “Balancê” em 1983. Antes de chegar à televisão, Fausto Silva passou pela imprensa escrita — em 1972 começou a cobrir esporte para "O Estado de São Paulo".

Apresentador e... ator!

Além de jornalista e apresentador, Fausto Silva pode colocar no currículo a carreira de ator. Depois de uma pequena participação em “Sonho de verão”, filme com as paquitas e os paquitos da Xuxa, além de Sergio Mallandro, em 1990, Fausto Silva foi o protagonista, ao lado do colega, do longa “Inspetor Faustão e o Mallandro”, no ano seguinte. No filme, Faustão e Serginho se unem numa missão divina de preservação de uma espécie de codorna do Pantanal.

"O problema era que nossas agendas eram muito complicadas e muitas vezes não nos encontrávamos no set. Quando a gente fazia cenas juntos, o roteiro ficava de lado e a gente ia só no improviso. O diretor ficava doido, dizia que o filme não era esse, e a gente respondia: ‘Então faz outro filme mesmo!’. Acabou saindo do nosso jeito”, contou Mallandro ao EXTRA.

Quantas vezes Fausto Silva foi casado?

Ele se casou pela primeira vez com Lucia Helena, com quem permaneceu por dez anos. Em seguida, Fausto foi casado por dez anos com a ex-modelo e artista plástica Magda Colares, com quem teve uma filha, Lara Silva. Ele também é pai de João Guilherme Silva e Rodrigo com a atual mulher, Luciana Cardoso, com quem está desde 2002.

Casas para seus funcionários

Lucimara Parisi, ex-coordenadora de produção do "Domingão", falou, em uma entrevista ao EXTRA, sobre a generosidade e lado afetuoso. Durante os 30 anos em que trabalhou no programa, ela testemunhou gestos notáveis de Faustão, como doar casas para funcionários e amigos.

"Enquanto estive no programa, ele deu 120 casas para funcionários, amigos, além de proporcionar viagens para a Disney e para a Itália", compartilhou ela.

Romântico

Faustão é daqueles românticos à moda antiga. Lucimara Parisi entregou até a música preferida do apresentador.

"Fausto gosta de fazer surpresas, dar flores com um embrulhinho no meio. A música de que ele mais gosta é ‘Eu sei que vou te amar’, e ele canta para a Luciana”.

Em entrevista ao EXTRA, a mulher do apresentador confirmou a história:

Fausto é um homem que não existe mais. Ele faz surpreass, fala coisas bonitas, está sempre me valorizando, o que faz com que eu sinta cada vez mais amada. Ele gosta de dar presentes, bilhetes, está o tempo inteiro investindo na relação", contou Luciana.

Fã de pizza margherita

No programa "Domingão do Faustão", ele recebia convidados para comer pizza no palco. Mas as reuniões também aconteciam frequentemente em sua casa.

"Começamos a fazer pizzas na casa dele para receber amigos e isso acabou virando uma tradição que, anos depois, levamos aos convidados no 'Domingão'. A pizza favorita do Fausto é a clássica margherita”, contou Massimo Ferrari, chef e amigo de Fausto, ao EXTRA.

Acabou com trauma de Julio Iglesias

Edson Scatamachia, secretário pessoal e amigo próximo de Faustão, compartilhou numa edição da CANAL comemorando os 25 anos do "Domingão" algumas histórias peculiares que ilustram a personalidade única do apresentador. Ele relatou um encontro memorável com Julio Iglesias nos anos 2000, em que Faustão abordou uma questão sensível sobre a aparência do cantor no ar, mas depois a situação acabou tendo um desfecho positivo.

"O diretor da gravadora disse que precisava falar com Fausto, pois Julio só aparecia de um lado na TV. Tudo por conta de um acidente que teria deixado um lado de seu rosto prejudicado. Quando Julio entrou no palco, a primeira coisa que Fausto perguntou foi: ‘Julio, que história é essa que você só aparece de um lado do rosto?’. O cara ficou roxo. E Fausto continuou dizendo que se ele tinha vendido mais de 250 milhões de cópias aparecendo de um lado, iria vender mais mostrando o outro. Dias depois, chega um champanhe e um cartão: ‘Você acabou com um trauma da minha vida’", contou Edson.

Programa de auditório da Globo mais duradouro

O apresentador de TV, jornalista e radialista se consagrou comandando o "Domingão do Faustão" por 32 anos. Este foi programa de auditório da TV Globo mais duradouro. Tantos anos entrando na casa do público brasileiro aos domingos na Globo o tornou um dos maiores comunicadores da história da televisão no Brasil. Faustão seguiu para a Band após saída da Globo, em 2021.