Política

TSE julga nesta terça-feira se apoio de Luciano Hang ao senador Jorge Seif na campanha pode levar à perda do mandato

Parlamentar bolsonarista do PL foi absolvido no TRE de Santa Catarina; MP Eleitoral defende procedência da ação

Agência O Globo - 30/04/2024
TSE julga nesta terça-feira se apoio de Luciano Hang ao senador Jorge Seif na campanha pode levar à perda do mandato
TSE julga nesta terça-feira se apoio de Luciano Hang ao senador Jorge Seif na campanha pode levar à perda do mandato - Foto: Antonio Augusto/Ascom/TSE

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) retoma nesta terça-feira, a partir das 19h, o julgamento que pode levar à cassação do senador Jorge Seif (PL-SC) por abuso de poder econômico. Ligado ao ex-presidente Jair Bolsonaro, ele foi absolvido no Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC), mas houve recurso.

Após demissão de primo de Lira: MST invade sede do Incra em Alagoas em protesto contra novo nomeado

Renata Agostini: Após atritos com Pacheco, governo tenta contornar crise e evitar derrotas

O senador é acusado de ter sido beneficiado pelo apoio dos empresários Luciano Hang, da rede de lojas Havan, e Almir Manoel Atanázio dos Santos, presidente do Sindicato das Indústrias de Calçados da cidade de São João Batista durante a eleição de 2022.

A análise do caso foi iniciada em 4 de abril, e suspensa após leitura do relatório e a sustentação oral dos advogados dos envolvidos. O julgamento será reiniciado com o voto do relator do caso, ministro Floriano de Azevedo Marques.

Bolsonaro elogia Tarcísio e faz aceno sobre 2026: ‘Se eu não voltar um dia, fiquem tranquilos, plantamos sementes'

Proposto pela coligação Bora Trabalhar (PSD, Patriota e União Brasil), o recurso pede a reforma da decisão do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC), que considerou improcedente o pedido. Seif foi eleito senador por Santa Catarina com 1.484.110 votos, o que representa 39,79% dos votos válidos. O segundo candidato mais votado foi Raimundo Colombo, com 608.213 votos.

Seif é acusado de ter sido beneficiado pelo apoio dos empresários Luciano Hang, da rede de lojas Havan, e Almir Manoel Atanázio dos Santos, presidente do Sindicato das Indústrias de Calçados da cidade de São João Batista durante a eleição de 2022.

A análise do caso foi iniciada no dia 4 de abril, e suspensa após leitura do relatório e a sustentação oral dos advogados dos envolvidos. O julgamento será reiniciado com o voto do relator do caso, ministro Floriano de Azevedo Marques.