Política

Após demissão de primo de Lira, MST invade sede do Incra em Alagoas em protesto contra novo nomeado

Movimento está insatisfeito com a indicação de Junior Rodrigues do Nascimento para o cargo, que também é aliado do presidente da Câmara

Agência O Globo - 29/04/2024
Após demissão de primo de Lira, MST invade sede do Incra em Alagoas em protesto contra novo nomeado
Após demissão de primo de Lira, MST invade sede do Incra em Alagoas em protesto contra novo nomeado - Foto: Acervo Câmara dos Deputados

O movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) invadiu nesta segunda-feira a sede do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) em Alagoas em protesto pela nomeação de Junior Rodrigues do Nascimento como novo superintendente. O movimento coordenado por 400 sem-terra ocorre após o primo do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), ser exonerado do cargo.

Em meio ao 'Abril Vermelho', Zema e Caiado criticam MST e cobram Lula por invasões de terra

No Rio Grande do Sul: prefeito que perdeu mandato por compra de votos é reeleito menos de dois meses após a cassação

No lugar de Wilson Cesar de Lira Santos, Nascimento foi indicado com o aval de Lira. Antes de chegar ao INCRA, ele atuava enquanto diretor-presidente da Naturagro, uma entidade com sede em Maceió que representa beneficiários do programa nacional de reforma agrária. Segundo o MST, todavia, sua nomeação representa a "continuidade do bolsonarismo".

O movimento afirma que havia costurado um acordo com o Ministério do Desenvolvimento Agrário para que o servidor José Ubiratan fosse o indicado, o que teria sido atendido.

Wilson Cesar de Lira Santos foi demitido neste mês justamente para atender os apelos do MST, que vinha pleiteando sua exoneração desde o ano passado. Como noticiou o colunista Lauro Jardim, integrantes do governo fizeram uma espécie de força-tarefa para diminuir o desgaste com o presidente da Câmara: Rui Costa telefonou para Lira enquanto Paulo Teixeira, ministro do Desenvolvimento Agrário, foi até a residência oficial explicar pessoalmente.

Desde o início do governo do presidente Lula (PT), o MST exigia a exoneração do primo de Lira, mas junto à indicação de um superintendente que esteja aos moldes do movimento. Neste contexto, os integrantes seguem pleiteando a nomeação de um aliado.

A reportagem procurou o INCRA e o Ministério do Desenvolvimento Agrário e será atualizada em caso de manifestação.