Esportes

Rosamaria quer usar Liga das Nações para seleção 'se fortalecer' na busca por ouro olímpico

29/04/2024
Rosamaria quer usar Liga das Nações para seleção 'se fortalecer' na busca por ouro olímpico
Rosamaria quer usar Liga das Nações para seleção 'se fortalecer' na busca por ouro olímpico - Foto: Reprodução / Instagram

Vice-campeã olímpica nos Jogos de Tóquio, Rosamaria está esperançosa por brilhar na seleção brasileira que vai disputar a Liga das Nações de Vôlei antes de tentar subir novamente no pódio olímpico, desta vez em Paris-2024. Livre das lesões, a ponteira comemora a fase de treinos no Centro de Treinamento da Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) em Saquarema e pede calma para o entrosamento da equipe.

"Todo ano aqui parece muito curto, a gente chega do clube com pouco tempo de descanso, já se apresenta e está, de fato, jogando. É aproveitar cada dia aqui, cada momento, para se identificar como time. Todas viemos de escolas diferentes, campeonatos diferentes, então é importante se adequar em quadra para jogarmos com mesma cabeça, mesmo voleibol, mesmo objetivo", enfatizou Rosamaria.

Desde a semana passada já trabalhando com o técnico José Roberto Guimarães no primeiro grupo de convocadas, Rosamaria não esconde a satisfação por poder fazer parte dos trabalhos sem problemas clínicos. Algumas lesões a tiraram dos jogos do Brasil desde 2022, quando rompeu o ligamento do tornozelo esquerdo.

"Sei que a gente tem um objetivo muito grande que é o Olimpíada e vem essa Liga das Nações antes para a gente conseguir crescer, testar, ver o que funciona e o que não funciona", ressaltou. "Lógico que dá para ir atrás desse título, mas é um importante momento para a gente como equipe se fortalecer e chegar da melhor maneira possível nos Jogos Olímpicos que já estão aí batendo na porta. Certeza que todo mundo muito está focado para conquistar mais esse objetivo. É viver cada dia e aproveitar a oportunidade para a gente poder crescer, com paciência."

Zé Roberto Guimarães aguarda a chegada da levantadora Roberta, as opostas Kisy e Tainara, as ponteiras Ana Cristina e Pri Daroit, as centrais Carol, Thaisa e Júlia Kudiess e as líberos Natinha e Nyeme, todas figurantes na segunda convocação da seleção brasileira, para começar a dar uma 'cara' na equipe que vai disputar a Liga das Nações de Vôlei.

A competição serve de aprimoramento ao Brasil, mas terá as cinco últimas vagas para Paris-2024 em disputa, o que promete aumentar ainda mais o nível da competição. A seleção verde e amarela estreia diante do Canadá, dia 14 de maio, no Maracanãzinho. Depois, enfrenta a Coreia do Sul (dia 16), os Estados Unidos (17) e a Sérvia (19). Antes da Olimpíada, ainda vão ocorrer outras duas fases da VNL.