Internacional

Nos EUA, moradores da Carolina do Sul chamam a polícia para reclamar do barulho de 'motor a jato' de cigarras

Canto dos insetos é tão alto que cientistas que estudam a espécie usam protetores de ouvido

Agência O Globo - 26/04/2024
Nos EUA, moradores da Carolina do Sul chamam a polícia para reclamar do barulho de 'motor a jato' de cigarras

Em um condado da Carolina do Sul, nos Estados Unidos, um bando de cigarras está causando grande incômodo aos moradores, que chegaram a ligar para o xerife local para reclamar do barulho dos insetos, de acordo com informações da agência de notícias Associated Press.

'Centro de reabilitação': Antigo zoológico no Paquistão agora resgata e cuida de animais que sofreram maus-tratos

Vacas mugindo e galos cantando: Nova lei francesa impede que vizinhos de fazendas reclamem do barulho

O Escritório do Xerife do Condado de Newberry publicou um comunicado no Facebook nesta terça-feira informando aos moradores que o som acontece porque as cigarras estão no momento em que os machos cantam para atrair companheiras depois de mais de uma década de hibernação.

Algumas pessoas chamaram até a atenção de deputados para perguntar sobre o que é o barulho, como informou o xerife do condado de Newberry, Lee Foster.

As cigarras barulhentas se deslocavam em torno do condado por cerca de 40 milhas (65 quilômetros) a noroeste de Columbia, espalhando-se por diferentes locais ao longo desta terça.

Trilhões de cigarras periódicas de olhos vermelhos estão emergindo do subsolo no leste dos EUA neste mês. As ninhadas emergentes estão em ciclos de 13 ou 17 anos.

Veja também: Biblioteca Nacional Francesa anuncia quarentena de livros decorados com arsênio

Sua cantoria coletiva pode ser tão alta quanto o som de motores a jato e os cientistas que as estudam costumam usar protetores de ouvido para preservar sua audição.

"Embora para alguns o barulho seja muito irritante, as cigarras não representam perigo para os seres humanos ou animais de estimação", escreveu Foster em seu comunicado aos moradores do condado. "Infelizmente, são os sons da natureza."