Esportes

Adidas supera Nike entre fornecedoras com mais clubes nas principais ligas; veja levantamento

Empresa alemã é responsável por estampar as três listras em 31 clubes das 13 ligas mais valiosas do mundo

Agência O Globo - 22/04/2024
Adidas supera Nike entre fornecedoras com mais clubes nas principais ligas; veja levantamento

Um levantamento aponta que a disputa entre Nike e Adidas para dominar o mercado de fornecedoras de materiais esportivos para clubes de futebol está cada vez mais inflamada, e vai além do cenário brasileiro. Ao redor das treze mais valiosas ligas do mundo, a empresa alemã é a que está no topo entre os clubes, com 31, dois a mais que a marca americana.

Joan Laporta: presidente do Barcelona cogita pedir repetição do clássico com o Real Madrid após polêmica com arbitragem

'Nem em vídeo game': drible de Endrick, do Palmeiras, contra o Flamengo impressiona imprensa espanhola

Para a pesquisa, foram considerados os 252 clubes, e devido ao contrato de exclusividade da Adidas é com a produção dos uniformes de todos os times, a Major League Soccer não foi considerada no levantamento. Os clubes e ligas que participaram do estudo foram: 20 da Premier League (Inglaterra), 20 da La Liga (Espanha), 20 da Serie A (Itália), 18 da Bundesliga (Alemanha), 18 da Ligue 1 (França), 20 da Süper Lig (Turquia), 18 da Liga Portugal, 18 da Eredivisie (Holanda), 16 da Jupiler Pro League (Bélgica), 18 da Saudi Pro League (Arábia Saudita), 20 do Campeonato Brasileiro Serie A, 28 da Primera División (Argentina) e 18 da Liga MX (México).

Veja o ranking das dez maiores:

Adidas - 31 times

Nike - 29 times

Puma - 24 clubes

Umbro - 17 times

Kappa - 12 times

Macron - 12 times

Joma - 10 times

Castore - 9 times

Hummel - 8 times

New Balance - 7 times

Dentre as fornecedoras citadas no levantamento feito pelo site Torcedores.com, a Puma fecha o pódio em terceiro, sendo detentora de 24 equipes. Além destas, outras três também se destacam, sendo estas a Umbro, com 17 times , Kappa e a Macron com 12 clubes cada. As seis marcas correspondem a metade dos times considerados no levantamento, vestindo times diferentes, enquanto as outras 53 vestem outros 125 times. Ao todo, 59 marcas diferentes apareceram, e 29 vestem apenas um time, enquanto 20 têm dois times ou mais.

Entre as dez maiores, Macron, Joma, Castore e Hummel compartilham a predominância em times do continente europeu, praticamente sem presença no Brasil, no México e na Argentina. A New Balance é a fornecedora de sete clubes, sendo quatro deles na Europa e três na América Latina, e fecha a lista.

Fornecedoras de material esportivo no Brasil

No Brasil, a predominante também é a Adidas, sendo responsável por Flamengo, Atlético Mineiro, Cruzeiro e Internacional. Em sequência vem a Umbro, com Athlético Paranaense, Grêmio e Fluminense, New Balance com São Paulo e Bragantino e a Volt, utilizada por Vitória e Criciúma. Nike e Puma têm apenas um representante cada no futebol brasileiro, no entanto, o cenário deve mudar nos próximos anos.

A parceria entre Nike e Corinthians de mais de 20 anos pode ser finalizada no final de 2024 já que, apesar do contrato ter uma renovação automática de valores pré-estipulados até 2029, os números ainda seguem em negociação. E a Puma tem o contrato de exclusividade com o Palmeiras se encerrando no final de 2024. Apesar disso, Grupo City, que concluiu a compra da SAF do Bahia no ano passado, exigiu que o time passe a usar Puma a partir de 2025.

Bahia (Esquadrão), Cuiabá (Dourado) , Juventude (19Treze), Atlético Goianiense (Dragão Premium) e Fortaleza (1918) tem as próprias fornecedoras de materiais esportivos. O número de clubes com marcas independentes é maior do que os que têm parceria com a Adidas, líder do ranking, aponta o site Torcedores.com.

Buscas disputadas

O levantamento de buscas pelas fornecedoras nos países mostra que a popularidade dos clubes não é levada em consideração e briga entre Adidas e Nike fica desigual, com a empresa americana liderando em nove dos 13 e a alemã na frente em apenas três, contando sua terra natal. Além da própria Alemanha, Arábia Saudita e Argentina tem a Adidas na frente.

Mesmo com dois clubes a mais que a fornecedora americana, a Adidas não conseguiu superar a média de 1.190.500 buscas da Nike e ficou em segundo lugar com 798.576,9. Na terceira posição, a Puma aparece com 339.007,6 buscas em média e em quarto lugar a New Balance com 176.846,1 pesquisas. O top-5 é fechado pela Hummel, com 21.023 buscas em média.