Internacional

Ucrânia ataca três subestações elétricas e um depósito de combustível na Rússia

invadida por Moscou há dois anos, a Ucrânia intensificou seus ataques contra o território russo nas últimas semanas

Agência O Globo - 20/04/2024
Ucrânia ataca três subestações elétricas e um depósito de combustível na Rússia

Na madrugada deste sábado, a Ucrânia lançou drones contra oito regiões russas, atingindo depósitos de combustível e três subestações elétricas, informou uma fonte ucraniana de Defesa à AFP.

O cálculo de Israel: Por que ataque ao Irã foi na área de Isfahã e qual a mensagem a Teerã?

Irã x Israel: Entenda como funciona a República Islâmica, que oscila entre teocracia xiita e ditadura militar

“Pelo menos três subestações elétricas e um depósito de combustível foram atingidos e incendiados. O objetivo era a infraestrutura energética que abastece o complexo militar-industrial russo”, afirmou a fonte.

A Ucrânia, invadida por Moscou há dois anos, intensificou seus ataques contra o território russo nas últimas semanas, mirando principalmente infraestruturas energéticas.

Kiev prometeu levar os combates para o solo russo em retaliação aos numerosos bombardeios em seu território.

O bombardeio da noite passada foi "uma operação conjunta" dos serviços de segurança ucranianos (SBU), os serviços de inteligência militar e as forças armadas, acrescentou a fonte.

O governador da região ocidental russa de Smolensk havia indicado anteriormente que a Ucrânia havia lançado drones contra "uma instalação petrolífera e energética" nas primeiras horas de sábado, mas que o local não havia sido fechado.

"As forças de defesa aérea derrubaram os drones", declarou o governador Vassili Anokhin. "No entanto, como consequência dos destroços que caíram, um depósito que continha combustível e produtos lubrificantes pegou fogo".

O Ministério da Defesa russo afirma ter interceptado 50 drones ucranianos durante a noite.

Além disso, os bombardeios ucranianos mataram uma mulher grávida em uma vila na região russa de Bélgorod, na fronteira com a Ucrânia, informou o governador.

"A vila de Novaya Tavolzhanka, no distrito urbano de Shebekinsky, foi alvo de um bombardeio ucraniano. Com grande pesar, uma mulher e um bebê não nascido morreram devido aos ferimentos", disse Vyacheslav Gladkov.

Ataque com drones

O jornal russo Izvestia anunciou, neste sábado, que um de seus correspondentes de guerra morreu ao ser atingido por um drone ucraniano na região de Zaporiyia, no sudeste da Ucrânia. O ataque ocorreu nesta sexta-feira, enquanto o repórter Semyon Eremin e sua equipe retornavam de uma reportagem na vila de Pryiutne, na linha de frente, explicou o jornal.

“A equipe de Eremin foi atacada por vários drones inimigos ao mesmo tempo. O primeiro ataque fracassou, mas, durante o segundo, o jornalista ficou ferido e, em consequência, morreu”, divulgou o Izvestia.

Segundo o jornal, o jornalista, de 42 anos, já havia feito cobertura de eventos na linha de frente, na região de Donetsk, incluindo a cidade de Mariupol, no leste da Ucrânia.