Internacional

Mais de 350 bailarinas quebram recorde mundial de dança na ponta nos EUA; vídeo

Espetáculo reuniu jovens de 9 a 19 anos e foi organizado pelo Youth America Grand Prix, que opera a maior competição de bolsas de estudo de balé desde 1999

Agência O Globo - 18/04/2024
Mais de 350 bailarinas quebram recorde mundial de dança na ponta nos EUA; vídeo
Mais de 350 bailarinas quebram recorde mundial de dança na ponta nos EUA; vídeo - Foto: Reprodução / internt

Mais de 350 bailarinas se reuniram no Plaza Hotel de Nova York, nos Estados Unidos, para quebrar o recorde mundial de dança na ponta em um único local. O espetáculo foi organizado pelo Youth America Grand Prix (YAGP), um programa de bolsas de estudo de balé que está celebrando seu 25º aniversário com três noites de apresentações no Lincoln Center, edifício sede de doze companhias artísticas.

El Helicoide: Entenda como projeto de shopping de luxo se tornou o 'maior centro de tortura' da Venezuela

Veja fotos: Família encontra fóssil que pode ser do maior réptil marinho conhecido na Inglaterra

Segundo publicado pela Associated Press, o grupo de bailarinas tinha estudantes de 9 a 19 anos que competiam por bolsas de estudo, bem como bailarinas profissionais que são ex-alunas do programa. Com tutus brancos e cabelos cuidadosamente arrumados, elas ficaram na ponta dos pés e realizaram um bourrée — passo em que o bailarino transfere rapidamente o peso corporal de um pé para o outro — por um minuto.

A música do compositor russo Tchaikovsky tocava enquanto as bailarinas dançavam. Na sequência, Tina Shi, uma juíza do Guinness World Records, anunciou os resultados: “353, este é um novo recorde mundial do Guinness”, anunciou ela, parabenizando as jovens pelo feito. O recorde anterior de bailarinas de ponta dançando simultaneamente num mesmo lugar por um minuto era de 306 e foi alcançado em 2019.

— Eu gritei e aplaudi — disse Amanda Toledo, uma bailarina de 13 anos que participou da ação, ao New York Post. — Eu estava em choque. Estou me sentindo orgulhosa — completou.

A técnica correta de ponta pode levar anos para ser dominada e requer muito treinamento de força e condicionamento para manter os pés e tornozelos de uma bailarina saudáveis. As adolescentes vieram de todo os Estados Unidos, de Nova York a Idaho, e até mesmo de outros países, como Japão, China, Alemanha e Portugal.

O Youth America Grand Prix, sediado em Nova York, opera a maior competição de bolsas de estudo de balé desde 1999.