Internacional
Polônia prende russo suspeito de planejar assassinado de Zelensky
Pawel K. tinha a missão de 'recolher e entregar informações aos serviços de inteligência militar da Federação Russa' para 'planejar possível tentativa de assassinato'

Um indivíduo suspeito de ajudar a preparar um suposto plano dos serviços russos para assassinar o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky foi preso na Polônia, anunciaram procuradores polacos e ucranianos nesta quinta-feira. O detido foi identificado como Pawel K., de nacionalidade polanesa, e tinha a missão de “recolher e entregar informações aos serviços de inteligência militar da Federação Russa” para “planejar uma possível tentativa de assassinato” de Zelensky, informou a Procuradoria polaca em um comunicado.
Bases americanas entre alvos: Alemanha detém dois supostos espiões russos que planejavam sabotar apoio à Ucrânia
Relatório com imagens de satélite de cemitérios: mais de 50 mil soldados russos morreram desde o início da guerra na Ucrânia
Pawel K. “estabeleceu contatos com cidadãos da Federação Russa diretamente envolvidos na guerra na Ucrânia”, acrescentou. As autoridades polacas foram informadas das atividades do suspeito pela Procuradoria-Geral da Ucrânia, que transmitiu “elementos de prova essenciais”, afirma o documento.
De acordo com o procurador-geral da Ucrânia, Pawel K. deveria recolher informações "sobre a segurança do aeroporto Rzeszów-Jasionka" no sudeste da Polônia, que é frequentemente utilizado por Zelensky quando viaja para fora da Ucrânia, bem como por líderes estrangeiros que viajam à Ucrânia ou para enviar ajuda ao país, em guerra com a Rússia desde fevereiro de 2022.
Mais lidas
-
1MANIFESTAÇÃO
Passeata em Palmeira dos Índios pede justiça por Gabriel Lincoln
-
2FUTEBOL
Weverton vê Palmeiras maduro para jogo com São Paulo e convoca torcida: 'Domingo de casa cheia'
-
3HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos
-
4DISCUSSÃO
Duda Guerra desmente término com Benício Huck após polêmica
-
5NÃO RESISTIU AOS FERIMENTOS
Segundo envolvido na morte do sargento reformado morre neste sábado, em confronto com a polícia