Geral

'Superman brasileiro': homem parecido com personagem dos quadrinhos viraliza ao visitar hospitais no Rio

Em uma recente visita ao Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (INTO), um hospital público no Rio de Janeiro, Muylaert visitou pacientes e posou para selfies com a equipe encantada em ver um super-herói de 2,03 metros de altura no escritório

Agência O Globo - 17/04/2024
'Superman brasileiro': homem parecido com personagem dos quadrinhos viraliza ao visitar hospitais no Rio
Foto: Instagram - @tallclark

Leonardo Muylaert era apenas mais um profissional comum de férias com sua namorada quando o brasileiro de 36 anos viralizou nas redes sociais graças a um superpoder inesperado que mudou sua vida: sua incrível semelhança com Superman.

Leia mais: Com o fim do 'BBB 24', Mesacast deixa saudade; participações de Susana Vieira e de pai de Ana Clara viralizaram

Veja também: Festival Curta Cinema exibe no Rio mais de 150 produções; confira destaques da programação

Muylaert - um advogado de direitos civis robusto e de óculos de Brasília - estava na fila na convenção Comic-Con de 2022 em São Paulo quando um estranho discretamente filmou um vídeo dele com o celular, impressionado com sua semelhança com o astro do filme "Superman", Christopher Reeve.

"Estou vendo Clark Kent?" perguntou o fã de quadrinhos deslumbrado, em um clipe que logo acumulou milhares de visualizações no TikTok - sem o conhecimento de Muylaert, que nem mesmo tinha uma conta em redes sociais na época.

Semanas depois, Muylaert soube através de amigos que havia se tornado uma sensação online, apelidado de "O Superman Brasileiro".

"Foi engraçado e louco ler que tantas pessoas acham que eu pareço com o Superman", disse ele à AFP.

Foi então que uma ideia surgiu em sua mente, disse ele: conseguir um traje de Superman e experimentar o alter ego.

Ele encomendou um traje convencional online e começou a viajar pelo Brasil como Superman.

Muylaert visita hospitais, escolas e instituições de caridade, posa para fotos com passageiros em esquinas aleatórias e tenta ser o que ele chama de símbolo de bondade e esperança - tudo de graça.

Ele colocou sua nova persona nas redes sociais e logo se tornou uma estrela da internet, seus vídeos repostados por pessoas como James Gunn, diretor do próximo filme "Superman".

Todo Clark precisa de uma Lois

Para fazer sua mágica acontecer, este Superman conta com sua superorganizada namorada, Helenise Santos, que cuida de sua agenda, filma vídeos para suas redes sociais e constantemente recebe a pergunta: você é a Lois Lane?

Em uma recente visita ao Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (INTO), um hospital público no Rio de Janeiro, Muylaert visitou pacientes e posou para selfies com a equipe encantada em ver um super-herói de 2,03 metros de altura no escritório.

"A presença dele traz um sorriso ao rosto de todos, não apenas dos pacientes, mas também de toda a equipe do hospital. Dá a todos uma pausa e uma nova energia para lidar com nossa rotina intensa", disse o coordenador de pesquisa do INTO, Rodrigo Cardoso.

Muylaert, que estudou nos Estados Unidos com uma bolsa de basquete antes de encontrar sua vocação de super-herói, distribuiu presentes para crianças pequenas no hospital e gravou vídeos amigáveis para os filhos e netos de pacientes idosos.

O Superman brasileiro tem um futuro incerto.

Quando não está usando seu traje vermelho e azul, ele retorna à sua vida normal como advogado especializado em direitos civis que precisa de óculos para trabalhar.

Muylaert diz que está ponderando quanto espaço dar ao papel de super-herói em sua vida.

"Isso preenche um vazio na rotina do escritório, às vezes muito solitária", disse ele em seu escritório de advocacia em Brasília, vestindo um terno e gravata e parecendo surpreendentemente com Clark Kent sentado em sua mesa no Daily Planet.

"Às vezes, no meio de todas as longas horas e papéis, você esquece quão importante é a interação humana e o cuidado e atenção de que muitas pessoas precisam. Servir a comunidade preenche esse vazio. E todo o incrível feedback que recebi das pessoas nas redes sociais me motiva a continuar.