Política

CRE pode votar projeto que regulamenta estágio em intercâmbio no exterior

17/04/2024
CRE pode votar projeto que regulamenta estágio em intercâmbio no exterior
Geraldo Magela/Agência Senado - Foto: À mesa, em pronunciamento, senadora Professora Dorinha Seabra (União-TO).

A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) pode votar nesta quinta-feira (18) o projeto de lei (PL) 6.294/2019, que regulamenta o estágio de estudantes em intercâmbio internacional. A reunião está marcada para as 10h e tem outros cinco itens na pauta.

O PL 6.294/2019, da Câmara dos Deputados, tem relatório favorável da senadora Professora Dorinha Seabra (União-TO). De acordo com o texto, as atividades de extensão, monitoria, iniciação científica e intercâmbio no exterior desenvolvidas pelo estudante da educação superior podem ser equiparadas ao estágio.

A CRE pode votar ainda o PL 2.210/2022, que adequa a legislação nacional ao Protocolo de Madri sobre o registro internacional de patentes. O texto da Câmara dos Deputados recebeu um substitutivo do relator, senador Jaques Wagner (PT-BA). O protocolo, que entrou em vigor no Brasil em 2019, permite o depósito e o registro de marcas em 108 países por meio da Organização Mundial da Propriedade Intelectual (Ompi).

Acordos internacionais

Os senadores podem votar ainda dois tratados internacionais. O projeto de decreto legislativo (PDL) 215/2022 aprova um acordo firmado em 2020 entre Brasil e República Tcheca sobre Previdência Social. De acordo com o texto, trabalhadores que contribuem para os sistemas previdenciários dos dois países podem somar os períodos de pagamento para atingir o tempo mínimo para a aposentadoria. O senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS) apresentou relatório favorável.

Outro item na pauta é o PDL 84/2023, que aprova o acordo sobre serviços aéreos celebrado em 2019 entre Brasil e Ruanda. O senador Cid Gomes (PSB-CE) apresentou relatório favorável ao projeto, que busca incrementar laços de amizade, entendimento e cooperação entre os dois países.

Grupo parlamentar

A CRE também pode votar dois projetos de resolução. O PRS 41/2023 institui o Grupo Parlamentar Brasil-Equador para incentivar e desenvolver as relações entre os poderes legislativos dos dois países. A proposta da senadora Soraya Thronicke (Podemos-MS) tem relatório favorável do senador Chico Rodrigues (PSB-RR).

O último item da pauta é o PRS 56/2023, que cria a Frente Parlamentar pelo Desenvolvimento da Indústria Aeroespacial Brasileira. O texto do senador Astronauta Marcos Pontes (PL-SP) tem relatório favorável do senador Magno Malta (PL-ES).

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)