Alagoas

SPDEN alerta para fortes chuvas em Alagoas até sexta-feira

Cinara Corrêa com agências 17/04/2024
SPDEN alerta para fortes chuvas em Alagoas até sexta-feira
Foto: Divulgação

A Superintendência de Prevenção em Desastres Naturais (SPDEN) emitiu novo alerta de chuvas para as regiões do Litoral, incluindo a região metropolitana de Maceió, Zona da Mata, Baixo São Francisco e Agreste de Alagoas.

O aviso é válido a partir da noite desta quarta-feira, 17, se intensificando durante a quinta e podendo se estender até a sexta-feira. Nas demais regiões há possibilidade de chuva, mas sem risco associado.

Segundo a Superintendência, “a atuação de cavados em baixos e médios níveis da atmosfera favorecem a formação de nebulosidade convectiva sobre a costa leste da região Nordeste do Brasil”. Há previsão de chuva de intensidade moderada a forte no Estado durante as próximas 72 horas.

O órgão recomenda atenção especial para as regiões do Litoral, Zona da Mata, Baixo São Francisco e Agreste, onde a formação de instabilidades pode gerar acumulados de chuva mais expressivos.

As chuvas, segundo a SPDEN, podem gerar acumulados significativos sobre as cidades nas regiões ambientais da metade leste de Alagoas. Há possibilidade de alagamentos, principalmente em áreas com deficiência de drenagem urbana, elevação em pequenos rios e riachos, bem como aumenta o risco para deslizamentos em áreas de encosta.

Nas demais regiões ambientais do Estado, também há possibilidade de chuva, porém sem risco associado. A Superintendência de Prevenção em Desastres Naturais informou que segue monitorando as condições sinóticas e novas atualizações poderão ser emitidas a qualquer momento.