Internacional
Dubai sofre com chuvas, e aviões são obrigados a pousam em pistas alagadas; vídeo
O principal aeroporto internacional de Dubai desviou dezenas de voos nesta terça-feira, enquanto fortes chuvas assolavam os Emirados Árabes Unidos, causando inundações generalizadas em todo o país, com clima tipicamente desértico. O centro aéreo mais movimentado do mundo para passageiros internacionais confirmou a suspensão das chegadas às 19h26 no horário local (12h26 em Brasília) antes de anunciar uma “retomada gradual” mais de duas horas depois.
Anteriormente, o aeroporto, que esperava mais de 100 chegadas de voos na noite desta terça-feira, tomou a medida igualmente incomum de interromper brevemente as suas operações no caos causado pela tempestade. Dubai, o centro financeiro do Oriente Médio, foi paralisado pelas chuvas torrenciais que causaram inundações nos Emirados Árabes Unidos e no Bahrein e deixaram 18 mortos em Omã no domingo e na segunda-feira.
As operações do aeroporto de Dubai foram suspensas por 25 minutos à tarde antes de serem retomadas. Imagens não confirmadas nas redes sociais mostraram aviões taxiando em um pátio inundado por água parada. Os voos de partida permaneceram em operação durante a noite, mas foram afetados por atrasos e cancelamentos. As estradas de acesso ao aeroporto também ficaram inundadas.
Cenas semelhantes repetiram-se em Dubai e em outros lugares dos Emirados Árabes Unidos, enquanto o estado do Golfo, rico em petróleo, mais conhecido por seu clima árido e intenso calor de verão, se recuperava da tempestade. Tanto Omã como os Emirados Árabes Unidos, que acolheram as negociações climáticas da ONU no ano passado, a COP28, alertaram anteriormente que o aquecimento global poderá provocar mais inundações.
Friederike Otto, líder na área de avaliação do papel das alterações climáticas em fenómenos meteorológicos extremos específicos, disse que é provável que o aquecimento global tenha desempenhado um papel.
“É altamente provável que as chuvas mortíferas e destrutivas em Omã e Dubai tenham sido agravadas pelas alterações climáticas causadas pelo homem”, disse Otto, do Instituto Grantham para as Alterações Climáticas do Imperial College London.
Chuva 'me assusta'
Os principais centros comerciais Dubai Mall e Mall of the Emirates sofreram inundações e a água chegou até os tornozelos em pelo menos uma estação do metrô de Dubai, de acordo com imagens postadas nas redes sociais. Algumas estradas ruíram, comunidades residenciais foram atingidas por fortes inundações e muitos moradores relataram vazamentos em telhados, portas e janelas.
As escolas foram fechadas nos Emirados Árabes Unidos e deverão permanecer fechadas na quarta-feira, quando estão previstas novas tempestades. O governo de Dubai também estendeu o trabalho remoto para seus funcionários até quarta-feira.
Algumas áreas do interior dos Emirados Árabes Unidos registaram mais de 80 milímetros de chuva durante as 24 horas até às 8h00, aproximando-se da média anual de cerca de 100 mm. A semifinal da Liga dos Campeões Asiáticos entre o Al Ain dos Emirados Árabes Unidos e o Al Hilal da Arábia Saudita, que seria sediada em Al Ain, foi adiada por 24 horas por causa do clima.
O Bahrein, a noroeste dos Emirados Árabes Unidos, também foi atingido por fortes chuvas e inundações depois de ter sido atingido por trovões e relâmpagos durante a noite.
"Gosto de brincar na chuva, mas pela primeira vez isso me assusta", disse Ali Hassan, de nove anos, enquanto ajudava sua mãe a tirar a água do lado de fora de sua casa em Manama, capital do Bahrein.
As tempestades atingiram os Emirados Árabes Unidos, Bahrein e partes do Catar depois de atingir Omã, onde causaram inundações mortais e deixaram dezenas de pessoas isoladas. O corpo de uma criança foi recuperado na terça-feira, elevando o número de mortos para 18, com duas pessoas desaparecidas, disseram autoridades de emergência à Agência de Notícias oficial de Omã.
Nove crianças em idade escolar e três adultos morreram quando seus veículos foram arrastados por enchentes, informou a agência de notícias no domingo.
Mais lidas
-
1APOSTAS
Mega-Sena acumula novamente e prêmio vai a R$ 140 milhões
-
2BRIGA NO FUTEBOL
Disputa por R$ 750 mil agrava crise administrativa no CSE e expõe ingerência da Prefeitura
-
3PROTEÇÃO À INFÂNCIA
Prefeito de Estrela de Alagoas, Aldo Lira, comemora conquista do Selo UNICEF 2024: "Um legado para nossa gestão"
-
4POLÍTICA
Novo livro de Jessé Souza, "O Pobre de Direita", analisa virada conservadora das classes populares no Brasil
-
5LOCALIZAÇÃO
Atuação da rede Plid/AL e divulgação da mídia leva PRF a localizar criança e adolescente desaparecidas em Delmiro Gouveia