Internacional
Maduro anuncia fechamento de sedes diplomáticas da Venezuela no Equador após ataque à embaixada mexicana
O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciou nesta terça-feira a ordem de fechar a embaixada e consulados venezuelanos no Equador em apoio ao México. A medida ocorreu mais de uma semana depois que oficiais equatorianos invadiram a embaixada mexicana em Quito por ordens do presidente Daniel Noboa. Na ocasião, o objetivo era prender o ex-vice-presidente João Glas, que estava asilado no local desde dezembro. O caso gerou a ruptura de relações diplomáticas entre México e Equador e recebeu condenação internacional.
— Frente a esse ato aberrante de prepotência do presidente [Daniel] Noboa, anuncio que a Venezuela ordenou o fechamento da embaixada no Equador, do consulado em Quito e do consulado em Guayaquil — disse Maduro ao participar da Cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC), que discute a situação nesta terça-feira. — Dei instruções ao nosso encarregado de negócios para que retorne imediatamente o pessoal diplomático à Venezuela.
O líder venezuelano também criticou o fato de o presidente equatoriano “não ter dado a cara” na cúpula e, em vez disso, ter deixado sua representação para a chanceler equatoriana, Gabriela Sommerfeld. Maduro afirmou que o nome dela ficará “manchado para sempre”. Em referência à fala de Noboa, que disse ter ficado “orgulhoso” do que fez, ele declarou que tratava-se de “mais do que um ato de provocação contra o México e o direito internacional”. Para Maduro, o caso pode ser classificado como “um completo desprezo pelo quadro internacional”.
Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
R$43 milhões na Prefeitura e R$ 765 mil na Câmara em janeiro: Cadê a Transparência?
-
2USINA DE VOTOS
Em Palmeira dos Índios, mais da metade da população depende do Bolsa Família e há temor de uso eleitoreiro para 2026, com ex-imperador na disputa
-
3AÇÃO INTEGRADA
Mais de 20 pessoas são presas em operação contra organização criminosa
-
4DISCRIMINAÇÃO
Professor Cosme Rogério expõe racismo estrutural no PT de Palmeira dos Índios
-
5PALMEIRA DOS ÍNDIOS
No governo Luísa Duarte, PT fica em segundo plano e maior fatia da assistência social segue sob controle de aliados de Julio Cezar