Geral

Após ter o pênis decepado pela esposa, John Wayne Bobbitt perde os dedos dos pés devido a uma doença rara

Ex-fuzileiro naval desenvolveu uma condição neurológica após servir numa base da Marinha americana abastecida com água contaminada

Agência O Globo - 15/04/2024
Após ter o pênis decepado pela esposa, John Wayne Bobbitt perde os dedos dos pés devido a uma doença rara

O americano John Wayne Bobbitt, ex-fuzileiro naval que ficou famoso após, em 1993, ter o pênis decepado pela sua então esposa, Lorena Bobbitt, precisou amputar todos os dedos dos pés devido a uma doença rara.

Bobbitt serviu por um tempo na base da Marinha americana de Camp Lejeune, na Carolina do Norte. Uma investigação nos anos 80, porém, descobriu que a água que abastecia o local estava contaminada com compostos orgânicos voláteis.

De acordo com o Departamento de Assuntos de Veteranos dos EUA, o consumo da água contaminada foi ligado ao desenvolvimento de uma série de doenças como diferentes tipos de câncer, infertilidade, esteatose hepática, esclerodermia, entre outras.

Por isso, todos que serviram no local entre agosto de 1953 e dezembro de 1987 podem ser elegíveis a benefícios por invalidez e assistência médica do governo americano.

No caso de Bobbitt, ele contou ao portal The U.S. Sun que desenvolveu uma doença chamada polineuropatia periférica tóxica – problema neuromuscular que afeta os nervos periféricos do corpo. O quadro contribuiu para o surgimento de uma osteomielite, uma infecção no osso.

No início, ele não sabia que sofria com a doença. Os médicos não entendiam muito bem o seu quadro e tratavam as lesões como úlceras. Em 1993, quando ficou famoso pelo episódio com a ex-esposa, o diagnóstico ainda era desconhecido.

— O governo encobriu o fato por 40 anos. Eles sabiam — diz Bobbitt ao The U.S. Sun. Durante a entrevista, ele utilizava sapatos protéticos especialmente criados para ele que ocultam a ausência dos dedos.

O ex-fuzileiro naval diz se lembrar vividamente do sabor adocicado da água no período em que servia em Camp Lejeune. De acordo com a Agência de Registro de Substâncias Tóxicas e Doenças dos EUA, as análises indicaram a presença principalmente de tricloroetileno (TCE) e percloroetileno (PCE), solventes industriais muito utilizados desengorduramento de metais e outros processos químicos.

O problema levou Bobbitt diversas vezes ao hospital. Na sua última operação, em 2023, ele teve removido o que restava de seus dedos dos pés, o que o deixou sem poder trabalhar. Agora, ele busca na Justiça o acesso ao benefício destinado às vítimas da contaminação.

Pênis decepado pela esposa

John e sua ex-esposa, Lorena, ficaram famosos depois que ela cortou o pênis do então marido com uma faca de cozinha enquanto ele dormia, em 1993. Mais tarde, ela jogou o órgão pela janela do carro num terreno vazio enquanto fugia. Ela, porém, contou aos policiais onde deixou o pênis. O membro foi encontrado e colocado no gelo numa caixa de cachorro-quente de uma lanchonete próxima.

Depois de uma cirurgia de nove horas, os médicos conseguiram recolocar o pênis de Bobbitt. Lorena, que foi considerada inocente na época por “insanidade temporária”, alegou que a ação teria sido uma resposta à violência do ex-marido, que teria a estuprado naquela noite.

Bobbitt nega e chegou a ser absolvido posteriormente das acusações de agressão sexual feitas por Lorena. A história do ex-casal já foi abordada em diferentes produções audiovisuais, como na série do Amazon Prime Video, “Lorena”.