Internacional
Uma pessoa morre durante acidente em teleférico na Turquia e 174 são resgatadas após 23 horas presas nas cabines
Uma mega operação foi montada para os resgates, neste sábado, em Antalya
Uma operação que envolveu a polícia, os Bombeiros, a Guarda Costeira e até as Forças Armadas da Turquia resgatou os últimos passageiros do teleférico que quebrou na zona costeira de Antalya. Após a queda de um poste, o equipamento ficou suspenso, e passageiros ficaram 23 horas presos nas cabines. Uma pessoa morreu, sete ficaram feridas e outras 174 foram resgatadas neste sábado (13).
Vídeo: Soldados iranianos descem de helicóptero para apreender navio de carga 'vinculado' a Israel
Entenda: Irã pode atacar Israel neste fim de semana?
O acidente ocorreu pouco antes das 17h30 (11h30 no horário de Brasília) de sexta-feira. Uma das cabines do teleférico Sarisu Tünektepe, atingida pelo pilar, quebrou, e seus passageiros caíram em uma área rochosa.
Outras 174 pessoas, incluindo crianças, foram resgatadas "com sucesso" após uma "operação muito perigosa", anunciou neste sábado Okay Memis, diretor da agência pública turca de gestão de desastres (Afad). Memis ressaltou que "este acidente ocorreu devido à quebra de um mecanismo localizado no topo do mastro de um teleférico", possivelmente um parafuso.
Segundo as autoridades, foram enviados ao local 10 helicópteros e mais de 600 socorristas. Já foram emitidas ordens de prisão contra 13 pessoas, incluindo funcionários da empresa que opera o teleférico, como parte de uma investigação para determinar as causas do acidente, anunciou o ministro da Justiça turco, Yilmaz Tunç.
"O incidente ocorreu devido à insuficiência e corrosão das fixações nos pontos de conexão das torres de suporte do teleférico", explicou Tunç na rede X, destacando também o mau estado dos sistemas de polias.
O ministro do Interior da Turquia, Ali Yerlikaa, celebrou a operação de resgate e informou números do tamanho da força-tarefa em uma publicação no X: 10 helicópteros, 112 equipes de saúde, 607 equipes de busca e resgate (2.202 pessoas), 1 avião de carga militar, 1 avião de reconhecimento, 315 veículos, 11 ambulâncias e 2 drones:
" Infelizmente, 1 cidadão morreu e 7 cidadãos ficaram feridos no acidente ocorrido na noite passada na linha do teleférico Sarısu em Antalya Konyaaltı. Que Deus tenha misericórdia do nosso cidadão que perdeu a vida e desejo uma rápida recuperação aos nossos feridos", escreveu o ministro.
(Com AFP)
Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
R$43 milhões na Prefeitura e R$ 765 mil na Câmara em janeiro: Cadê a Transparência?
-
2AÇÃO INTEGRADA
Mais de 20 pessoas são presas em operação contra organização criminosa
-
3PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Prefeita Luísa Duarte nomeia Jesimiel Pinheiro como secretário adjunto de infraestrutura
-
4
Operação integrada prende organização criminosa em Palmeira dos Índios
-
5USINA DE VOTOS
Em Palmeira dos Índios, mais da metade da população depende do Bolsa Família e há temor de uso eleitoreiro para 2026, com ex-imperador na disputa