Variedades

Giovanna Ewbank e Bruno Gagliasso se pronunciam sobre denúncia do MP por caso de racismo sofrido pelos filhos

'Vencemos, mas ainda é um pequeno passo', afirma o casal sobre o episódio ocorrido em julho de 2022, durante viagem de férias a Portugal, e que voltou à tona nesta sexta-feira (12)

Agência O Globo - 12/04/2024
Giovanna Ewbank e Bruno Gagliasso se pronunciam sobre denúncia do MP por caso de racismo sofrido pelos filhos
Giovanna Ewbank - Foto: Reprodução

Um episódio de racismo contra os filhos do casal Giovanna Ewbank e Bruno Gagliasso, ocorrido em julho de 2022, voltou à tona nesta sexta-feira (dia 12). O Ministério Público em Portugal denunciou a portuguesa Maria Adélia Coutinho Freire de Andrade por atacar com xingamentos Chissomo, a Títi, de 10anos, e Blessings, o Bless, de 9, além de um grupo de angolanos, durante uma viagem de férias no país europeu.

Os atores se manifestaram sobre a nova etapa do processo, com a publicação de um comunicado em seus perfis de Instagram.

"Há quase 2 anos fizemos uma acusação no Ministério Público de Portugal após nossos filhos e um grupo de angolanos serem vítimas de racismo. Racismo é crime e não pode ser banalizado. Inicialmente pedimos que a autora dos crimes fosse enquadrada em crimes previstos no artigo 240 do Código Penal Português que prevê punição para discriminação e incitamento ao ódio e à violência. A denúncia não foi aceita, mas nunca desistimos.

Hoje, podemos comemorar porque o Ministério Público aceitou nossa acusação por difamação e injúria racial e superou uma questão teórica sobre onde enquadrar o crime perante a lei. Vencemos, mas ainda é um pequeno passo. Entretanto, acreditamos que, se este processo puder conscientizar em questões de combate ao racismo, o mundo poderá, quem sabe um dia, ser mais igualitário. O próximo passo será o julgamento da racista. Esperamos voltar em breve para contar outra vitória. Porque acreditamos!

Agradecemos aos advogados portugueses Rui Patrício, Catarina Martins Morão e Teresa Sousa Nunes que permanecem ao nosso lado para que a justiça reconheça o racismo como um crime – um crime que discrimina, que fere a autoestima e não permite que pessoas negras tenham oportunidades. Um crime que mata em qualquer parte do mundo. E a gente precisa construir uma sociedade que entenda que o racismo não pode ser tolerado, nem em forma de ódio disfarçada de piada.

Giovanna e Bruno".

Segundo o jornal português "Público", Adélia teria insultado empregados de um bar e os filhos dos atores. A denúncia diz que ela usou um "tom elevado e ameaçador", se referindo às crianças como "pretos imundos" e, entre outras ofensas, afirmou que "Portugal não é lugar para pretos". Giovanna e Gagliasso estiveram em Portugal para depor em junho de 2023, ocasião em que outras testemunhas também foram ouvidas. O caso agora será apresentado pelo MP à Justiça, que poderá ou não acatar.