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Em Paris, moradores andam mais de bicicleta do que de carro, diz estudo

Veículo ainda perde para a caminhada e os transportes públicos na capital da França

Agência O Globo - 11/04/2024
Em Paris, moradores andam mais de bicicleta do que de carro, diz estudo
Em Paris, moradores andam mais de bicicleta do que de carro, diz estudo - Foto: Reprodução / internet

A bicicleta superou o carro como meio de transporte em Paris, em meio aos esforços da cidade para promover a mobilidade sustentável. De acordo com um estudo, o veículo de duas rodas fica atrás apenas do transporte público e da caminhada.

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"Há 10 anos, quem poderia prever que em Paris a bicicleta superaria o carro? Bem, nós ultrapassamos", disse nesta quinta-feira o vereador David Belliard na rede social X.

O estudo, realizado pelo Institut Paris Région (IPR), a pedido de instituições públicas e privadas, indica que "os parisienses usam mais bicicletas" quando se deslocam na capital "do que carros". Com 11,2% e 4,3% respectivamente, ambos os modos de transporte ficam atrás da caminhada, em primeiro lugar com 53,5%, e do transporte público (30%), segundo o estudo.

A bicicleta também supera o carro no deslocamento entre Paris e os subúrbios mais próximos, com 14% contra 11,8%. O estudo também aponta que nesse tópico 66,1% dos cidadãos usam transporte público e 5,5% decidem caminhar.

Mas fora de Paris, o carro prevalece nas viagens entre as diferentes partes de uma região, observa o relatório, que aponta para a "dependência do carro".

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As autoridades promovem um plano que prevê 200 quilômetros de linhas de metrô conhecido como Grand París Exprés, que busca ligar os subúrbios de Paris aos transportes públicos e inverter a tendência.

Realizado entre outubro de 2022 e abril de 2023, o levantamento recolheu dados de 3.337 cidadãos da região entre os 16 e os 80 anos que aceitaram, entre outros, ser acompanhados por satélite durante uma semana.

Paris, governada pela prefeita socialista Anne Hidalgo, tem como uma das suas prioridades reduzir o espaço de carros em benefício dos pedestres e das bicicletas.

Em 2021, Paris tinha mais de mil quilômetros de instalações adaptadas para os ciclistas, incluindo mais de 300 quilômetros de pistas, mas seu objetivo é ser uma cidade "100%" apta para as bicicletas até 2026.

Em preparação para os Jogos Olímpicos, agendados para 26 de julho a 11 de agosto, as autoridades promoveram a construção de mais ciclovias para permitir o acesso de bicicleta às instalações olímpicas.