Geral
SP emite 45 mil carteiras de identificação da pessoa com autismo

A Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista completa um ano com 45 mil documentos emitidos no estado de São Paulo. Atualmente são registrados cerca de 120 novos documentos por dia. Seu objetivo é identificar a pessoa com esse diagnóstico, já que muitas vezes o autismo não é percebido visualmente.


O Secretário de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos da Costa, informa que o documento, também conhecido por CIPTea, proporciona mais inclusão e acessibilidade a todos, ampliando os serviços de atendimento à pessoa com esse diagnóstico, como filas preferenciais, por exemplo. Isso porque o Transtorno do Espectro Autista provoca problemas no desenvolvimento neurológico, que afeta a comunicação social, a interação e o comportamento.
A Carteira da Pessoa Autista é gratuita. Pode ser solicitada online por meio do portal ciptea.sp.gov.br. Também pode ser requisitada presencialmente, nos mais de 240 postos de serviço eletrônico do Poupatempo. Ou ainda, em uma das 26 unidades físicas do Poupatempo distribuídas pela capital, interior e litoral do estado.
Geral São Paulo 09/04/2024 - 16:08 Leila Santos / Liliane Farias Leandro Martins - repórter da Rádio Nacional Autismo São Paulo terça-feira, 9 Abril, 2024 - 16:08 1:09
Mais lidas
-
1LUTO
Vereador Kelmann Vieira lamenta morte de assessor encontrado dentro de carro em Maceió
-
2INVESTIGAÇÃO
Caso Gabriel Lincoln: laudo balístico confirma que arma encontrada com o jovem estava apta a realizar disparos
-
3MOBILIDADE URBANA
Renan Filho lança VLT em Arapiraca nesta segunda (7)
-
4HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos
-
5PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Secretária protesta nas redes: Águas do Sertão ignora decreto e continua "escavacando" Palmeira