Internacional
Centenas de pessoas são resgatadas em 'estado de catástrofe', após enchentes na Austrália
Sétima inundação em oito meses fez com que cerca de 300 casas fossem evacuadas no nordeste de Sydney

Centenas de pessoas foram resgatadas de inundações na Austrália neste domingo, após várias regiões do estado de Nova Gales do Sul declararem estado de catástrofe. Chuvas intensas no início do fim de semana fizeram com que cerca de 300 casas fossem evacuadas no nordeste de Sydney, disseram os serviços de emergência.
Leia mais: Filhote de rinoceronte 'mais raro do mundo' é avistado na Indonésia
Vídeo: Mais ativo da Europa, vulcão Etna sopra anéis de fumaça e intriga turistas
As enchentes causaram danos generalizados em todo o estado em um período muito curto de tempo, informou a ministra federal de Gestão de Emergências, Catherine King. "O governo de Nova Gales do Sul continua avaliando os danos e entendendo o impacto deste desastre", acrescentou ela.
Equipes de emergência realizaram cerca de 200 resgates em enchentes desde sexta-feira, disse o ministro de estado dos serviços de emergência, Jihad Dib, já que algumas regiões ficaram isoladas por estradas danificadas ou inundadas. Esta é a sétima inundação na região em 18 meses.
Cerca de 5 mil voluntários trabalharam durante a noite ajudando as pessoas afetadas, acrescentou. O apoio a catástrofes foi acionado por funcionários de uma dúzia de áreas para ajudar a cobrir os custos de limpeza e pagar alojamento de emergência.
A comissária estadual de emergências, Carlene York, disse que 60 alertas comunitários permanecem em vigor para as regiões afetadas.
Os cientistas alertam que a mudança climática amplifica o risco de catástrofes naturais como inundações, incêndios florestais e ciclones.
Mais lidas
-
1EDUCAÇÃO
Seduc realiza 6ºconvocação do PSS de profissionais de apoio da Educação Especial
-
2CASO GABRIEL LINCOLN
Palmeira: Ministério Público ouve familiares e advogado de jovem morto em ação policial
-
3PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Tia exonera sobrinho, irmão do ex-prefeito imperador; ele está envolvido em denúncias de contratação irregular de trabalhadores
-
4COMUNICAÇÃO
Clevânio Henrique lança projeto independente e deixa NN FM após dois anos; Microfone Aberto é transmitido por 4 emissoras em Arapiraca, Palmeira e Santana
-
5PODCAST
Ricardo Mota fez na entrevista o que sempre escreveu que o governador fazia nos bastidores: riu do "imperador" Julio Cezar.