Internacional

Veja e entenda como será o eclipse solar total do dia 8 de abril

Fenômeno não poderá ser observado a olho nu do Brasil, mas será transmitido pela Nasa na internet

Agência O Globo - 07/04/2024
Veja e entenda como será o eclipse solar total do dia 8 de abril
Veja e entenda como será o eclipse solar total do dia 8 de abril - Foto: Reprodução / internet

O eclipse solar total que acontece na próxima segunda-feira, dia 8 de abril, poderá ser visto em países da América do Norte e, parcialmente, na Europa. Não há possibilidade de assistir do Brasil, mas espectadores curiosos terão a opção de acompanhar o fenômeno através das redes sociais e canais oficiais da Nasa, a agência espacial norte-americana.

Eclipse solar total: saiba tudo sobre o fenômeno

Nos EUA: Seis prisioneiros entram na justiça e conseguem permissão para ver eclipse solar total

O eclipse solar total acontece quando a Lua passa em frente ao Sol e tapa completamente o disco de nossa estrela, permitindo a rara visão da chamada corona, a parte mais externa da “atmosfera” do Sol .

Uma curiosidade é que no caminho do eclipse total pode ser notada uma queda na temperatura e uma certa mudança no vento. Além disso, tem o aparecimento de planetas brilhantes no céu e um ambiente de calmaria onde pode ser observado o silêncio de pássaros e de outros animais selvagens.

O que será visto durante o eclipse

Se o céu estiver limpo, os observadores no caminho do eclipse total deverão ver um efeito de “anel de diamante” alguns segundos antes e depois do eclipse total, à medida que a borda do sol entra e sai de vista.

A atmosfera externa do sol, ou coroa, normalmente fica escondida pelo brilho do sol. O astro está relativamente ativo este ano e está se aproximando do pico esperado do seu ciclo solar de 11 anos. Pesquisadores da Predictive Science estão usando dados sobre o campo magnético do Sol para prever e modelar uma coroa dramática para o eclipse de abril.