Esportes
Vince Carter, Billups e Jerry West: NBA divulga astros que serão incluídos no Hall da Fama do Basquete

Os ex-astros da NBA Vince Carter e Chauncey Billups encabeçam a lista de 13 figuras do basquete que entrarão no Hall da Fama em 2024, anunciou neste sábado a instituição. Em 2020, Carter encerrou uma carreira de 22 temporadas em que não conseguiu chegar ao ringue do campeonato, mas se tornou um dos jogadores mais espetaculares que já pisou em quadra.
O jogador surgiu na liga como uma grande promessa em 1998, impressionando com sua habilidade de salto e colocando a recém-nascida franquia do Toronto Raptors no mapa da NBA. Em sua primeira temporada ele foi eleito o Estreante do Ano e dois anos depois já estava com média de 27 pontos por jogo e vencendo o concurso de enterradas de 2000 com algumas das enterradas mais memoráveis da história.
Sua fuga, carisma e talento para marcar geraram comparações com Michael Jordan. Ele também foi oito vezes All-Star e levou a equipe dos EUA à medalha de ouro nas Olimpíadas de Sydney em 2000. Aposentado aos 43 anos, Carter é o único jogador da NBA a competir em quatro décadas diferentes.
Billups, por sua vez, tem sim um título conquistado com o Detroit Pistons em 2004, numa final em que foi eleito MVP (Most Valuable Player). Em seus 17 anos de carreira, o armador teve média de 15,2 pontos e 5,4 assistências por jogo e foi All-Star cinco vezes. Billups é atualmente o treinador do Portland Trail Blazers.
Além de Carter e Billups, outras escolhas da turma de 2024 foram Michael Cooper, Walter Davis, Bo Ryan, Charles Smith, Seimone Augustus, Dick Barnett, Harley Redin, Michele Timms, Doug Collins e Herb Simon.
A lista é completada pelo lendário Jerry West que, após ingressar na instituição como jogador, o fará novamente por suas demais contribuições ao esporte, principalmente como executivo. A cerimônia de posse acontecerá em Springfield, Massachusetts, no fim de semana de 16 e 17 de agosto.
A gala do ano passado acolheu uma turma excepcional, com a participação de lendas europeias como Pau Gasol, Dirk Nowitzki e Tony Parker, bem como figuras americanas como Dwyane Wade e o treinador Gregg Popovich.
Mais lidas
-
1SEGURANÇA
Adolescente desaparecida em Palmeira dos Índios é encontrada com vida
-
2DESAPARECIMENTO
Desaparecimento de jovem mobiliza Polícia em Palmeira dos Índios
-
3ATAQUES
Israel ataca Iêmen para atingir líderes houthis em reunião secreta, dizem fontes
-
4URGENTE
Jovem desaparece após Noite dos Namorados em Palmeira dos Índios; família faz apelo por informações
-
5FUTEBOL
Mundial de Clubes 2025 começa neste sábado nos EUA; veja os jogos de estreia dos brasileiros