Internacional
Seis prisioneiros entram na justiça e conseguem permissão para ver eclipse solar total nos EUA
Presos alegam crer que fenômeno 'é um evento religioso que devem testemunhar e refletir para observar a sua fé'
O departamento penitenciário do estado de Nova York concordou, nesta quinta-feira, em permitir que seis presos vejam o eclipse solar total após eles entrarem na justiça. Os detentos do Centro Correcional de Woodbourne, no condado de Sullivan, iniciaram uma ação federal na semana passada, argumentando que o bloqueio durante o eclipse violaria o seu direito constitucional de praticar suas religiões.
Prisão: Policiais invadem embaixada mexicana em Quito e prendem ex-vice-presidente do Equador
Pressão internacional: Conselho de Direitos Humanos da ONU exige suspensão de venda de armas a Israel
De origens religiosas diferentes, todos os presos acreditam que o eclipse “é um evento religioso que devem testemunhar e refletir para observar a sua fé”, de acordo com documentos judiciais. Com a permissão, os seis detentos poderão presenciar o fenômeno da própria prisão.
— Esta é uma grande vitória para eles. Estão todos em êxtase — disse Chris McArdle, um dos advogados que representou os homens. — Mantendo os dedos cruzados para que não esteja nublado ou chovendo, para que eles possam praticar suas crenças religiosas.
Um porta-voz do Departamento de Correções e Supervisão Comunitária disse em comunicado que o processo havia “chegado a uma resolução apropriada”.
Jeremy Zielinski, um dos prisioneiros que entrou com o processo, pediu em janeiro a permissão para assistir ao eclipse do pátio principal do Centro Correcional de Woodbourne. Zielinski, que é ateu, diz em seu pedido por escrito a autoridade prisional, acreditar que os eclipses são os momentos para “celebrar a ciência, a razão e todas as coisas do ateísmo”.
Depois de ter seu pedido foi aprovado em março, Zielinski foi procurado por outros detentos que desejavam ver o fenômeno por também acreditarem que os eclipses são eventos "religiosamente significativos". Então, ele questionou a administração da prisão se esses detentos poderiam assistir o eclipse do seu lado. “Francamente, seria extremamente triste ser a única pessoa capaz de ver este evento”, escreveu Zielinski em seu pedido.
Ainda afirmou que “os eclipses são importantes porque inspiram admiração e reflexão profunda e são uma rara oportunidade para todos se unirem, desfrutarem de nossa humanidade comum e compartilharem a alegria de estarem vivos”.
Dias depois, o departamento penitenciário anunciou que todas as prisões de Nova York seriam fechadas durante o eclipse solar, o que corresponde a 29 condados no norte e oeste de Nova York.
Mais lidas
-
1NOVOS RUMOS
Manuela D’Ávila e o fim de uma era no PCdoB: divergências e um novo caminho
-
2POLÍTICA
Novo livro de Jessé Souza, "O Pobre de Direita", analisa virada conservadora das classes populares no Brasil
-
3DISCUSSÃO
Polícia registra duplo homicídio em Murici, após discussão por som alto
-
4MORTE
Claudia Leitte lamenta morte de bailarina: Uma menina de 21 anos
-
5ESCÂNDALO CONTINUA
Declaração polêmica do Presidente do CSE sobre prestação de contas: “Leva para a Prefeitura”