Esportes
Criador das Olímpiadas modernas e figura controversa, Pierre de Coubertin ganhará estátua em Paris antes dos Jogos de 2024
O anúncio foi feito pelo museu de cera Grévin Paris, reconhecido internacionalmente pelas suas esculturas que homenageam celebridades

Considerado o pai dos jogos olímpicos modernos e figura controversa, Pierre de Coubertin terá uma estátua exposta no museu de cera Grévin Paris, antes da abertura dos jogos de 2024. De acordo com a instituição, ela está sendo feita em oficinas no 13º distrito da capital francesa.
'Risco de não retornar': Lutador de origem armênia desiste de disputar pré-olímpico no Azerbaijão; entenda
Vídeo: Saltador brinca após viralizar com 'tombaço' na inauguração de centro aquático polêmico de Paris: 'Diante do presidente'
Admirador dos Jogos da Grécia Antiga, Coubertin teve a ideia de recuperar a extinta competição. Assim, fundou o Comitê Olímpico Internacional (COI) em 1894. Dois anos depois, criou a primeira versão dos Jogos modernos, que aconteceu na cidade de Atenas. Na época, apenas 300 atletas, representantes de 14 países e três continentes, disputaram as primeiras colocações de nove modalidades diferentes.
Com o tempo, sua figura se tornou questionada por algumas opiniões polêmicas. Em suas memórias, se descreve como “um colonialista fanático”, lembra a Câmara Municipal de Paris em uma nota biográfica publicada em sua página.
Frases polêmicas de Pierre de Coubertin
“As raças possuem um valor diferente e a raça branca, essencialmente superior, merece fidelidade de todas as outras”, destaca-se um outra citação na Câmara Municipal de Paris.
Saiba mais: Sem anéis olímpicos em macarons ou preservativos: Paris-2024 terá 'regras rigorosas' para marcas e mascotes
Paris-2024: Saiba onde ficará a pira durante os Jogos Olímpicos (e não será na Torre Eiffel)
“Os Jogos Olímpicos devem ser reservados para os homens. Uma olimpíada feminina não seria interessante", também afirmou Coubertin. Segundo Diane de Navacalle de Coubertin, sobrinha-neta de Coubertin, não é possível defini-lo somente pelas suas frases.
“Ele mudou ao longo de sua vida, mudava de opinião com frequência, mas é muito mais complexo do que as frases que saem a todo momento”, afirma Diane.
Entenda: Alvo da extrema direita, cantora Aya Nakamura é defendida por Macron para cantar nas Olimpíadas de Paris 2024
França pede ajuda a 46 países com segurança para a Olimpíada de Paris; veja quais nações irão enviar agentes
“Ele foi reduzido aos escritos que entram em conflito com a maneira como enxergamos hoje. Mas na época, não eram chocantes”, completa ela.
Coubertin faleceu na Suíça, em 1937, aos 84 anos. Um ano depois dos jogos organizados em Berlim, pelo regime nazista, que ele não assistiu. Sua estátua de cera entrará no museu das celebridades antes de julho, mas a data ainda não foi divulgada.
Mais lidas
-
1CONGRESSO
Câmara rejeita recurso e confirma envio ao Senado de projeto sobre agentes socioeducativos
-
2LARANJAS
Justiça Eleitoral marca audiência em ação que apura fraude à cota de gênero nas eleições de Palmeira
-
3INDICAÇÃO
Marluce Caldas é indicada por Lula para o Superior Tribunal de Justiça
-
4HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos
-
5SEGURANÇA
Polícia Civil prende em São Paulo homem foragido por homicídio da sogra em Mata Grande