Internacional

Navio de guerra americano intercepta narcossubmarino com 2,3 toneladas de cocaína, na Guiana

Cruzador de mísseis teleguiados foi usado em operação conjunta dos EUA com autoridades locais

Agência O Globo - 05/04/2024
Navio de guerra americano intercepta narcossubmarino com 2,3 toneladas de cocaína, na Guiana
Navio de guerra americano intercepta narcossubmarino com 2,3 toneladas de cocaína, na Guiana - Foto: Reprodução / internet

Um navio de guerra americano interceptou um narcossubmarino que carregava 2,3 toneladas de cocaína no mar da Guiana, segundo anunciaram as autoridades dos EUA, nesta quinta-feira. A ação, feita em coordenação com a Agência de Combate às Drogas dos Estados Unidos e a Unidade Antinarcóticos da Alfândega da Guiana, prendeu quatro pessoas.

A embarcação foi localizada cerca de 241 quilômetros de distância do litoral do país sul-americano. Segundo a Embaixada dos Estados Unidos na Guiana, o processo relativo à apreensão da droga, descrito como "histórica", irá ocorrer nos EUA.

Divulgado apenas nesta semana, o caso aconteceu no dia 21 de março. Nessa data, o cruzador de mísseis teleguiados USS Leyte Gulf, com capacidade de atuar em ações de defesa área e guerra anti-submarina, interceptou a embarcação clandestina.

"O governo dos EUA continua empenhado em apoiar o Governo da Guiana e os seus parceiros do Caribe no desenvolvimento de uma capacidade cada vez maior para desmantelar o tráfico ilícito e o crime transnacional", disse a embaixada americana por meio de nota.

Dupla apreensão em janeiro

Em janeiro, Colômbia e o Equador anunciaram a apreensão de dois semisubmersíveis carregados de drogas em seus respectivos territórios durante o mesmo fim de semana.

As Forças Armadas do Equador afirmaram terem interceptado uma embarcação com quase três toneladas de cocaína a cerca de 60 km da costa de Esmeraldas. No dia seguinte, a Marinha da Colômbia emitiu em comunicado sobre a apreensão do “primeiro semissubmersível do ano” no país, próximo ao porto de Buenaventura, transportando 795 kg de cocaína.

Ambos os narcossubmarinos tinham 15 metros de comprimento, eram da cor cinza e foram identificados nas águas do Oceano Pacífico.

Segundo comunicado das Forças Armadas do Equador, a operação do país foi realizada em colaboração com a polícia e a Marinha da Colômbia, e três cidadãos colombianos foram detidos a bordo da embarcação. No navio apreendido pela Colômbia, três pessoas a bordo também foram presas.