Internacional
Inteligência Artificial é usada para 'ressuscitar' políticos na campanha eleitoral da Índia
De acordo com o primeiro-ministro do país, a IA pode ser tanto um importante instrumento de desenvolvimento quanto desempenhar grande papel de destruição no século XXI

A inteligência artificial (IA) veio com tudo na campanha eleitoral da Índia, que começou este mês, usada para ridicularizar candidatos com vídeos manipulados e até para 'ressuscitar' políticos mortos há muito tempo. Autoridades locais temem o aumento da desinformação e a ameaça à democracia.
Taiwan: como a tecnologia que fez do país uma potência em chips ajudou a salvar vidas no terremoto
Saiba mais: ONU adota primeira resolução global sobre uso da inteligência artificial
Um exemplo aconteceu em Tamil Nadu, um estado no sul do país, onde a oposição recorreu a um vídeo gerado por IA da atriz e política J. Jayalalithaa, morta em 2016, para criticar o governo local. O partido no poder respondeu com um vídeo de seu antigo adversário M. Karunanidhi, falecido em 2018, em que elogia seu filho, M.K. Stalin, o atual ministro-chefe do estado.
A reciclagem de oradores "muito carismáticos" é um novo meio de ganhar audiências, explica à AFP Senthil Nayagam, fundador da sociedade Muonium, responsável pelo vídeo que ressuscitou Karunanidhi. A crescente penetração da internet nas zonas rurais, onde vivem mais da metade dos 800 milhões de usuários do país, por sua vez, permite difundir uma mensagem política de forma mais eficaz e barata do que com os comícios tradicionais, diz Nayagam.
— É difícil atrair multidões — disse ele.
'Um massacre': Milei demite 120 funcionários da Biblioteca Nacional da Argentina e deixa cultura em choque:
Mas a tecnologia também pode ser usada para desinformar, o que constitui "uma séria ameaça à democracia e às instituições sociais", advertiu em novembro o ministro da Comunicação, Ashwini Vaishnaw. A IA pode reproduzir tão bem a voz e a imagem de um político que os eleitores mal conseguem distinguir o verdadeiro do falso.
— A IA pode se tornar o mais importante instrumento de desenvolvimento do século XXI e pode desempenhar o papel mais importante na destruição do século XXI — disse o primeiro-ministro Narendra Modi.
Isso não impediu que o seu partido, o BJP, tenha sido dos primeiros a usar estas ferramentas para fazer o líder aparecer virtualmente em comícios.
Aumento das encomendas de IA
Divyendra Jadoun, criador de produtos de IA para a empresa The Indian Deepfaker, notou um "enorme aumento" das demandas deste tipo e reconhece que "uma grande parte do país" não entende esta tecnologia e acredita facilmente em seus conteúdos.
— Temos tendência a verificar a veracidade somente dos vídeos que vão contra nossas idéias preconcebidas — explica ele.
A IA também vem sendo utilizada para ridicularizar adversários. O Congresso, principal partido da oposição, divulgou um vídeo adulterado no qual o primeiro-ministro canta uma canção sobre seus supostos vínculos com poderosos empresários.
'Nem portas escancaradas, nem fechadas': Em discurso de posse, premier de Portugal promete rigor orçamentário e aborda imigração
Outra formação opositora, Aam Aadmi, que governa Nova Deli, fez circular um vídeo gerado por IA no qual Modi foge com uma urna eleitoral.
— É mais eficaz ridicularizar um adversário para reduzir suas opções políticas do que chamá-lo de valentão ou de corrupto — acredita Joyojeet Pal, especialista em tecnologia e democracia da Universidade de Michigan.
E a "polarização" crescente na política faz com que os eleitores estejam "mais inclinados" a acreditar nas informações falsas do campo oposto, afirma.
— É uma ameaça à democracia como um todo — alerta ele.
Mais lidas
-
1EDUCAÇÃO
Seduc realiza 6ºconvocação do PSS de profissionais de apoio da Educação Especial
-
2CASO GABRIEL LINCOLN
Palmeira: Ministério Público ouve familiares e advogado de jovem morto em ação policial
-
3COMUNICAÇÃO
Clevânio Henrique lança projeto independente e deixa NN FM após dois anos; Microfone Aberto é transmitido por 4 emissoras em Arapiraca, Palmeira e Santana
-
4PODCAST
Ricardo Mota fez na entrevista o que sempre escreveu que o governador fazia nos bastidores: riu do "imperador" Julio Cezar.
-
5AVAL DA BANCADA DO CONFEITO
Prefeitura e Câmara de Palmeira ignoram Justiça e trocam terras da União avaliadas em R$1 milhão; FUNAI já acionou a assessoria jurídica sobre a permuta escandalosa