Internacional
Vídeo: Terremoto em Taiwan destrói ‘cabeça’ da Ilha da Tartaruga; veja antes e depois
Local é um ponto turístico popular para passeios de barco; deslizamento não deixou feridos
Um terremoto potente com magnitude 7.2 graus deixou pelo menos nove mortos e centenas de feridos em Taiwan, nesta quarta-feira. O abalo sísmico provocou danos em vários edifícios e desatou alertas de tsunami na costa leste da Ásia. Durante os tremores, a ilha de Guishan, conhecida como Ilha da Tartaruga por seu formato, foi atingida e perdeu parte de seu desenho característico.
Sobe para 9 o número de mortes em terremoto em Taiwan, o mais forte em 25 anos na região; veja vídeos
Terremoto em Taiwan: Pior tremor em 25 anos deixa quase 80 pessoas presas em túneis sob montanha
Localizado no meio do mar, o ponto turístico é conhecido pelo formato das montanhas da ilha. Nesta quarta-feira, ela foi parcialmente destruída pelo terremoto, perdendo parte da rocha que formava a "cabeça da tartaruga".
Veja antes e depois da ilha:
Nas redes sociais, imagens gravadas por navegantes locais mostram uma nuvem de fumaça na parte da frente da ilha, onde parte da pedra deslizou para o mar. O site taiwanês Creaders informou que não havia barcos ou turistas nas proximidades no momento do desabamento. Portanto, não houve vítimas.
Impacto dos tremores
As autoridades taiwanesas afirmaram que o terremoto e os tremores secundários foram os mais intensos na ilha em 25 anos. Também alertaram que outros sismos podem acontecer nos próximos dias.
Sete mortes aconteceram no condado de Hualien, o ponto mais próximo ao epicentro do terremoto. Na manhã desta quarta-feira, as autoridades confirmaram outras duas mortes, segundo a BBC. O Corpo de Bombeiros informou que mais de 800 pessoas ficaram feridas, sem especificar a gravidade.
Qual foi a magnitude do terremoto de Taiwan?
A Agência Meteorológica Japonesa calculou a magnitude do terremoto em 7,5, embora o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) tenha afirmado que foi de 7,4. Segundo o USGS, o terremoto teve epicentro 18 km ao sul de Hualien.
Houve relatos de desabamentos de terra, e o sistema de trens de alta velocidade foi suspenso em toda a ilha por tempo indeterminado. Escolas foram fechadas, e abrigos foram disponibilizados para a população — as autoridades temem que as estruturas urbanas, embora projetadas para suportar os abalos, possam ceder com tantos tremores secundários, alguns deles com magnitude 5.
Cerca de 87 mil pessoas ficaram sem energia na ilha, e houve quedas no sinal de internet. As empresas responsáveis pelos serviços afirmaram que os reparos já estão em curso. Um correspondente do New York Times em Taipei disse que os estragos na cidade de 2,5 milhões de pessoas foram pontuais, mas que os prédios chacoalharam. O metrô também foi temporariamente suspenso em toda a região metropolitana.
Mais lidas
-
1NOVOS RUMOS
Manuela D’Ávila e o fim de uma era no PCdoB: divergências e um novo caminho
-
2DISCUSSÃO
Polícia registra duplo homicídio em Murici, após discussão por som alto
-
3POLÍTICA
Novo livro de Jessé Souza, "O Pobre de Direita", analisa virada conservadora das classes populares no Brasil
-
4MORTE
Claudia Leitte lamenta morte de bailarina: Uma menina de 21 anos
-
5ESCÂNDALO CONTINUA
Declaração polêmica do Presidente do CSE sobre prestação de contas: “Leva para a Prefeitura”