Internacional
Presidente vai responder a interrogatório sobre relógios de luxo

A presidente do Peru, Dina Boluarte, responderá na sexta-feira, 5, a perguntas sobre sua propriedade de um trio de relógios de luxo, disseram nesta terça-feira, 2, seus advogados, um dia depois de ela reorganizar seu gabinete, já que um suposto escândalo de enriquecimento ilícito ameaça ainda mais sua presidência.
A mudança do Gabinete na segunda-feira ocorreu quando os legisladores apresentaram ao Parlamento um pedido para destituir Boluarte do cargo por "incapacidade moral permanente". O pedido veio três dias depois que a polícia arrombou a porta da frente de sua residência para procurar os relógios como parte de uma investigação.
O escritório de advocacia Mateo Castañeda, advogado de Boluarte, disse no X, antigo Twitter, que a Procuradoria-Geral negou o pedido de seu cliente para adiar a data do interrogatório.
Na segunda-feira, ela nomeou novas pessoas para os cargos de ministro do Interior, Educação, Mulheres, Agricultura, Produção e Comércio Exterior. O movimento vem em meio à profunda queda de popularidade de seu governo
Boluarte está sendo investigada preliminarmente por supostamente adquirir uma coleção não revelada de relógios de luxo desde que se tornou vice-presidente e ministra da inclusão social em julho de 2021 e depois presidente em dezembro de 2022. Ela não listou os três relógios em um formulário de declaração obrigatória de bens. Boluarte negou as acusações de enriquecimento ilícito.
Um pedido dos legisladores para destituí-la do cargo cita esta investigação, bem como problemas em todo o país, como o aumento da criminalidade. O pedido foi apresentado por legisladores de vários partidos, incluindo o Peru Libre, ao qual Boluarte já pertenceu.
Espera-se que os legisladores considerem o pedido na quinta-feira. A medida deve obter 52 votos para que o Parlamento a aceite e abra um debate. Para remover Boluarte, a medida requer 87 votos do Parlamento unicameral de 130 assentos e, até agora, cinco partidos que juntos têm 54 votos expressaram apoio à presidente após o início da operação.
Mais lidas
-
1HABEMUS PAPAM
Leão XIV: Cardeal Robert Francis Prevost é eleito novo Papa da Igreja Católica
-
2VATICANO
Quem é o cardeal de Chicago que pode 'unir todas as tribos' no conclave
-
3PALMEIRENSES APOIAM APP DE MOTO
População de Palmeira dos Índios reage contra tentativa de vereadores de restringir atuação do aplicativo 99
-
4É PROIBIDO PROIBIR
STF considera inconstitucional restrição a transporte por aplicativo e garante livre concorrência
-
5MANIFESTAÇÃO
Caminhada por Justiça: familiares de Gabriel Lincoln realizam ato em Palmeira dos Índios neste sábado