Internacional
Casa Branca descreve como 'franco e produtivo' telefonema de Joe Biden e Xi Jinping
A Casa Branca descreveu como "franca e construtiva" a conversa que os presidentes dos Estados Unidos, Joe Biden, e da China, Xi Jinping, tiveram nesta terça-feira, 2. Segundo comunicado, os dois líderes discutiram uma série de temas, entre eles os riscos associados à inteligência artificial, mudanças climáticas e os contatos bilaterais entre militares.
Biden enfatizou a importância de se manter a paz e a estabilidade no estreito de Taiwan, além do Estado de Direito e da liberdade de navegação no Mar do Sul da China, de acordo com a nota. O democrata ainda expressou preocupação quanto ao apoio chinês ao sistema de defesa industrial da Rússia e pediu compromisso com o fim do programa nuclear na Península da Coreia, conforme o texto.
O líder da Casa Branca criticou práticas comerciais e econômicas "injustas" de Pequim e garantiu que tomará ações para impedir que tecnologias americanas "sejam usadas para minar nossa segurança nacional", diz o comunicado. Biden e Xi Jinping concordaram em manter abertos canais de comunicação, inclusive com visitas dos secretários de Estado, Antony Blinken, e do Tesouro, Janet Yellen, à China.
Mais lidas
-
1NOVOS RUMOS
Manuela D’Ávila e o fim de uma era no PCdoB: divergências e um novo caminho
-
2DISCUSSÃO
Polícia registra duplo homicídio em Murici, após discussão por som alto
-
3POLÍTICA
Novo livro de Jessé Souza, "O Pobre de Direita", analisa virada conservadora das classes populares no Brasil
-
4MORTE
Claudia Leitte lamenta morte de bailarina: Uma menina de 21 anos
-
5ESCÂNDALO CONTINUA
Declaração polêmica do Presidente do CSE sobre prestação de contas: “Leva para a Prefeitura”