Internacional

Tentando atrair público mais jovem, família imperial do Japão entra oficialmente para o Instagram

Até o momento, conta tem apenas 19 publicações com legendas bastantes descritivas e mais de 200 mil seguidores, embora não siga ninguém de volta

Agência O Globo - 01/04/2024
Tentando atrair público mais jovem, família imperial do Japão entra oficialmente para o Instagram

A família imperial do Japão está agora no Instagram — mas não espere selfies sinceros de sua conta oficial, que foi ao ar na segunda-feira, em uma estreia cautelosa nas redes sociais para a antiga monarquia. Apesar disso, mais de 200 mil usuários seguiram a conta da Imperial Household Agency (IHA), anunciada há uma semana, até então definida como privada.

As primeiras 19 postagens são fotos e vídeos formalmente encenados do Imperador Naruhito e da Imperatriz Masako cumprindo deveres imperiais em recentes aparições públicas. As legendas estritamente factuais explicam o que o monarca fez em cada dia, desde o encontro com autoridades estrangeiras até a admiração de árvores bonsai, com comentários moderados. A conta não segue nenhum outro usuário e até o momento não se aventurou no Instagram Stories.

"O IHA está no Instagram! Achei que fosse uma pegadinha do primeiro de abril!" escreveu um usuário em reação ao lançamento.

A monarquia japonesa tem origens mitológicas que remontam a mais de dois milênios e qualquer crítica pública ao imperador continua sendo um tabu no país. Naruhito ascendeu ao trono do Crisântemo em 2019, numa cerimónia repleta de tradição, depois do seu pai altamente popular se ter tornado o primeiro imperador a abdicar em mais de dois séculos.

Ao aderir às redes sociais, a instituição espera despertar o interesse entre as gerações mais jovens sobre o que a família imperial faz, disse um porta-voz da IHA. Mas, talvez previsivelmente, as postagens sob o nome kunaicho_jp do Instagram não contêm conteúdo de bastidores.

“Quando soube que a IHA criou uma conta no Instagram, verifiquei rapidamente. Mas é claro que o imperador não postaria ‘almoço de hoje (emoji de coração)’ ou algo assim”, escreveu outro.

Alguns usuários brincaram que era bom que a família imperial tivesse escolhido o Instagram mais “civilizado” em vez do X (antigo Twitter).

Outras monarquias criaram contas nas redes sociais, incluindo a realeza britânica, que recentemente esteve no centro de uma tempestade de rumores e teorias de conspiração. A manipulação de uma fotografia de família que o palácio divulgou à mídia alimentou especulações online sobre o paradeiro de Catarina, Princesa de Gales, que mais tarde revelou ter sido diagnosticada com câncer.