Internacional
França entregará veículos blindados à Ucrânia, diz ministro da Defesa

O ministro da Defesa francês, Sébastien Lecornu, disse que a França vai entregar "centenas" de veículos blindados até o início do próximo ano para a Ucrânia, como parte de um novo pacote de ajuda militar para o país que acabou de entrar no seu terceiro ano de guerra com a Rússia. Em entrevista à edição de domingo, 31, do jornal La Tribune, Lecornu disse que para manter uma linha de frente tão extensa, o exército ucraniano precisa, por exemplo, de veículos blindados de transporte de pessoal. "É absolutamente fundamental para a mobilidade das tropas", declarou.
O exército francês atualmente substitui seus antigos veículos blindados VAB, que começaram a ser usados em 1979, por uma nova geração de veículos blindados. "Este equipamento antigo, ainda operacional, está indo diretamente para a Ucrânia em grande quantidade. Estamos falando de centenas de veículos em 2024 e início de 2025", disse Lecornu. Ele também afirmou que a França fornecerá mais mísseis antiaéreos para a Ucrânia.
A medida surge quando o governo francês pressiona sua indústria militar a aumentar a produção para atender às necessidades urgentes de munição de Kiev. Lecornu afirmou na terça-feira que a França em breve será capaz de entregar 78 obuseiros Caesar para a Ucrânia e aumentará seu fornecimento de projéteis.
Mais lidas
-
1HONRARIA
Enfermeira e professora Heloísa Helena recebe título de Doutora Honoris Causa pela UFAL
-
2QUALIDADE DE VIDA
Arapiraca vai receber duas novas áreas de convívio social
-
3DEBATE
Arapiraca recebe secretários municipais de Educação para debater programas e fortalecer ensino étnico-racial
-
4PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Câmara rejeita requerimentos sobre gastos da Guarda Municipal e relação de contratos de locação de imóveis da Prefeitura: transparência enterrada por 10 a 1
-
5APELO
Rio Largo: empresário clama por ações para revitalizar o comércio e atrair investimentos