Internacional
No Peru, casa da presidente Dina Boluarte é alvo de busca e apreensão
Imagens de agentes de uma equipe da polícia do Peru invadindo a residência da presidente Dina Boluarte com uma marreta varreram a televisão do país na noite desta sexta-feira (29), em operação autorizada pelo Judiciário a pedido da Procuradoria-Geral, que investiga a mandatária peruana por enriquecimento ilícito.
Boluarte está sendo investigada por possuir uma coleção não revelada de relógios de luxo desde que assumiu cargos de vice-presidente e ministra da Inclusão Social em julho de 2021, e depois como presidente em dezembro de 2022.
A turbulência política não é novidade no Peru, que teve seis presidentes nos últimos cinco anos. Boluarte, uma advogada de 61 anos, assumiu a presidência após o impeachment de Pedro Castillo, no final de 2022, depois de ele ter tentado dissolver o Congresso e governar por decreto.
Críticos acusam o governo de Boluarte de assumir uma tendência cada vez mais autoritária ao evitar a realização de eleições antecipadas e trabalhar com membros do Congresso em leis que ameaçam minar a independência do sistema judicial do Peru. Fonte: Associated Press.
Mais lidas
-
1REVIRAVOLTA
CSE anuncia pelas redes sociais continuidade da Diretoria para o Biênio 2025/2026
-
2ESCÂNDALO EM PALMEIRA
Prefeito-imperador manda fechar portões e trocar cadeados do Estádio Juca Sampaio para impedir acesso de presidente do CSE
-
3POLÍTICA
PT alagoano e o "batom na cueca": debate sobre Fundo Eleitoral ganha tom moral
-
4AMBIÇÃO POLÍTICA
O 'Imperador' e os Deputados: um elefante no Palácio de Cristais de Paulo Dantas
-
5ELEIÇÕES NO CSE
Presidente do Conselho Deliberativo Onofre Raimundo declara voto a José Barbosa e revela o apoio do médico Pedro Paulo a atual diretoria