Geral

Páscoa: 11 mitos ou verdades sobre o chocolate para 'abusar com moderação' neste feriado

Chocolate vicia? Ele causa dor de cabeça ou pode ser usado contra a depressão? Endocrinologista responde as principais perguntas sobre o principal alimento da Páscoa

Agência O Globo - 29/03/2024
Páscoa: 11 mitos ou verdades sobre o chocolate para 'abusar com moderação' neste feriado
pascoa - Foto: Reprodução / internet

A Páscoa chegou e com ela os inúmeros ovos de chocolate. O doce, culturalmente e socialmente enraizado como um presente que demonstra afeto e carinho pode ser muito benéfico para a saúde das pessoas. O chocolate amargo, por exemplo, já tem inúmeros estudos comprovando seu auxílio contra a diminuição do colesterol alto e até mesmo contra doenças cardiovasculares.

O chocolate tem substâncias antioxidantes em sua composição além de liberar serotonina, estimulante ligado ao prazer e bem-estar, porém na contramão, seu excesso pode estar relacionado ao aumento de gordura no sangue, aumento glicêmico e, consequentemente, o diabetes e obesidade.

Um ovo de Páscoa médio possui entre 200 e 300 gramas de chocolate — muito mais do que os 25 a 30g recomendado por dia. Se o produto for chocolate ao leite, ou seja, com menos quantidade de massa de cacau e mais gordura, ele pode chegar a ter cerca de 550 calorias a cada 100 g, sem considerar recheios e aditivos. Isso é equivalente de 15 a 30% de toda a energia que um adulto precisa ao longo do dia.

Um ovo inteiro tem, em média, cerca de 1,5 mil calorias. Especialistas afirmam que é possível incluir um ovo de Páscoa na dieta, porém com parcimônia e recomendam que, o melhor a se fazer, é fracionar o doce e comer aos poucos durante a semana. Além disso, entre os diferentes tipos de chocolate, a melhor preferência é o amargo — acima dos 70% — pois apesar de ter açúcar, ele tem menos gordura, tem fibras e antioxidante.

— Não acredito que seja algo de proibir os ovos de Páscoa, mas controlar o chocolate. Juntar os membros da família e dar apenas um ovo para aquela criança, por exemplo, e fracionar o produto, a fim de que a criança não coma tudo em um dia ou algumas horas. O importante é consumir de modo gradativo com um consumo consciente sem interferir na saúde — afirma o endocrinologista pediátrico Miguel Liberato do hospital São Camilo.

A pedido do GLOBO, o médico listou 11 mitos e verdades sobre o chocolate, incluindo se o alimento causa dores de cabeça, acnes, se ele vicia e até mesmo se ele pode auxiliar a diminuir os sintomas da depressão. Aqui estão as respostas:

Chocolate branco é chocolate de verdade?

Mito. O chocolate branco não vem da massa de cacau. Os benefícios encontrados, particularmente no chocolate amargo, ou seja, acima dos 70%, vem da semente do cacau. A partir dela, temos a massa do cacau que nada mais é do que o chocolate 100%. Todas as fibras, antioxidantes e substâncias que fazem bem ao nosso corpo são tiradas dessa massa. O chocolate branco é feito a partir da manteiga do cacau que é rica em gordura e açúcar sem nenhum benefício.

O chocolate amargo é melhor para a saúde?

Verdade. Quanto mais amargo, maior a porcentagem da massa de chocolate, ou seja, maior porcentagem de cacau e benefícios, e menor quantidade de gordura. Um chocolate 70%, por exemplo, tem 70% de massa de cacau e apenas 30% de gordura. Um chocolate ao leite tem menos porcentagem de massa de cacau, mas tem mais gordura e leite, por isso ele é mais doce.

Quanto mais amargo o chocolate for, maior será o efeito antioxidante dele. Uma pesquisa publicada pelo "European Journal of Preventive Cardiology" afirmou que comer chocolate amargo ou meio amargo, pelo menos uma vez por semana reduz o risco de contrair doenças cardíacas. Além disso, ele tem menos açúcares e gorduras saturadas, fatores de risco para obesidade e doenças cardiovasculares.

Chocolate diet emagrece?

Mito. Todos os alimentos diet são voltados para o público com diabetes. Eles são alimentos sem açúcar, porém, para se tornarem mais palatáveis, são ricos em gordura, o que os deixam com muitas calorias. Assim como todos os demais tipos de chocolate, quando consumidos em grandes quantidades contribui para o aumento de peso. Cerca de 25 gramas por dia é o recomendado e o suficiente para fornecer aproximadamente 100 calorias.

O açúcar do chocolate é mais nocivo que a gordura?

Mito. Mas a junção dos dois é perigoso para o índice glicêmico. Cada um deles é ruim por um lado, porém a junção dos dois é uma bomba. A gordura do chocolate potencializa o açúcar. O consumo dele em quantidades adequadas é seguro.

Comer chocolate todos os dias causa diabetes?

Mito. Ele sozinho não causa diabetes, porém o consumo excessivo do açúcar de modo geral a longo prazo pode ser um risco para desenvolver diabetes. O chocolate é rico em açúcar e favorece a obesidade. O difícil do chocolate é que não conseguimos controlá-lo. Ao receber uma caixa de bombom, ou um tablete, queremos comê-lo inteiro, dificilmente ficamos com apenas 25g dele.

Pessoas com diabetes não podem comer chocolate?

Para essas pessoas, o ideal é consumir o chocolate diet. Porque, apesar de ter um índice grande de gordura, eles têm pouca quantidade de açúcar, que é o que realmente importa para esse grupo.

Chocolate previne colesterol alto?

Verdade. Porém, apenas os chocolates acima dos 70% e em pequenas quantidades. Esse tipo de chocolate tem um efeito protetor a longo prazo, isso porque a massa do cacau no geral pode ter um efeito de controle de colesterol aliado aos efeitos antioxidantes. Porém, quando diminuímos o cacau e aumentamos a gordura, ele acaba não tendo efeito protetor contra o colesterol. Pelo contrário, no geral, as marcas comerciais, que tem muita adição de gordura e açúcar, favorecem o aumento do colesterol.

Consumir chocolate causa acne?

Mito. As acnes são relacionadas a um desequilíbrio emocional. Alguns alimentos que têm alto índice glicêmico pode favorecer o surgimento e o chocolate pode ser um deles, porém não há nenhum estudo científico que comprove essa associação ou que traz essa relação positiva entre o chocolate e a acne.

Chocolate pode viciar?

Mito. O consumo do chocolate provoca a estimulação de serotonina, substância ligada ao prazer e bem-estar, porém o excesso do consumo está ligado a algo cultural e social. Ele traz prazer, mas não suficiente para gerar uma dependência. Por conta do doce ser ligado a satisfação, presente, afeto e carinho, ele é indicado para momentos sociais e acaba sendo consumido de forma exagerada, porém ele não é uma substância que vicia.

Chocolate causa dores de cabeça?

Verdade. Por conta de suas substâncias estimulantes e excitatórias em sua composição, porém, só para pessoas que tenham pré-disposição para enxaqueca.

Chocolate é bom para quem tem depressão?

Verdade. Além da liberação de serotonina, substância ligada ao prazer e bem-estar, os chocolates amargos, ou seja, acima dos 70%, têm em sua composição o magnésio, nutriente capaz de diminuir os sintomas da depressão.