Política

PDT oficializa apoio à reeleição de Eduardo Paes no Rio

Ato na sede do partido consolidou a parceria; em 2020, candidatura da deputada Martha Rocha atrapalhou prefeito na disputa

Agência O Globo - 29/03/2024
PDT oficializa apoio à reeleição de Eduardo Paes no Rio
Eduardo Paes - Foto: Reprodução

Na semana em que recebeu a sinalização de desembarque do Republicanos, o prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD), ganhou nesta quinta-feira o apoio do PDT para a eleição deste ano. Já era esperado que o partido abraçasse a pré-candidatura.

A oficialização do apoio se deu na sede nacional da legenda trabalhista, no Rio. Foram protagonistas do ato o chefe da sigla e ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, e a deputada estadual Martha Rocha, adversária de Paes na eleição de 2020. Há quatro anos, a parlamentar atrapalhou o agora aliado ao disputar um eleitorado semelhante ao dele, e os dois chegaram a protagonizar embates e acusações mútuas.

“Uma honra ter a meu lado nessa caminhada a deputada e grande liderança do Rio Martha Rocha e o presidente do PDT ministro Carlos Lupi”, publicou o prefeito nas redes sociais.

Além do PDT, Paes caminha para ter no campo progressista o endosso do PT e do PSB. A dificuldade do prefeito está mais em conseguir apoios entre legendas da direita.

O Republicanos era o maior partido entre os de direita até então encaminhados para apoiá-lo, mas se irritou com a exoneração do substituto de Chiquinho Brazão na secretaria de Ação Comunitária, Ricardo Abrão, e de outras pessoas indicadas na estrutura da pasta. No último domingo, Chiquinho e o irmão Domingos Brazão, conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RJ), foram presos acusados de mandar matar a vereadora Marielle Franco (Psol).