Economia

Plataforma Gov.br lança funcionalidade para auxiliar no reconhecimento facial de pessoas com deficiência visual

Biometria do rosto é uma etapa necessária para aumentar o nível da conta para prata ou ouro

Agência O Globo - 28/03/2024
Plataforma Gov.br lança funcionalidade para auxiliar no reconhecimento facial de pessoas com deficiência visual
Plataforma Gov.br lança funcionalidade para auxiliar no reconhecimento facial de pessoas com deficiência visual - Foto: Reprodução- agência Brasil

A plataforma Gov.br ganhou uma ferramenta de comando de voz para auxiliar a realização do reconhecimento facial, anunciou o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos. Com isso, brasileiros com deficiência visual poderão usar a funcionalidade para fazer a biometria do rosto e aumentar o nível da conta para prata ou ouro e ter acesso a mais serviços.

Leia também: Taxa de desemprego sobe para 7,8% no trimestre encerrado em fevereiro

Páscoa: veja o funcionamento de shoppings, supermercados, bancos, Detran, INSS, trens e metrô no feriadão

A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD) de 2022 indicou que existem cerca de 6,5 milhões de brasileiros que possuem dificuldade para enxergar, mesmo usando óculos ou lentes de contato. De acordo com o Ministério da Gestão, ao fazer a validação facial utilizando a ferramenta, esse grupo poderá ouvir os comandos que são apresentados na tela do celular, conseguindo, assim, posicionar corretamente o rosto de acordo com a narração do aplicativo.

— A transformação digital só será plena quando todos os brasileiros tiverem acesso às facilidades do GOV.BR. Trabalhamos para desenvolver esta nova funcionalidade pensando na inclusão dessas pessoas, nas formas que elas podem exercer a cidadania digital — disse o secretário de Governo Digital, Rogério Mascarenhas.

Viu? Detran prorroga calendário de licenciamento anual de veículos emplacados no Estado do Rio

Entre os serviços disponíveis pelo Gov.br está a Declaração Pré-Preenchida do Imposto de Renda, Desenrola, Enem, Carteira de Trabalho Digital, Fies, Celular Seguro e Receber Abono Salarial.

Para as pessoas com deficiência, é possível encontrar também serviços como emissão do Certificado da Pessoa com Deficiência, pedido para Auxílio-Inclusão à Pessoa com Deficiência e solicitação de participação no Programa Segundo Tempo Paradesporto para pessoas com deficiência (PST).

Até o momento, cerca de 153 milhões de brasileiros possuem uma conta ativa no Gov.br. Destes, cerca de 78 milhões possuem uma conta de nível Prata ou Ouro. Ao aumentar o nível de segurança na plataforma, o cidadão passa a ter acesso a mais de 4.200 serviços digitais do governo federal.