Internacional

Empresa japonesa registra quatro mortes possivelmente ligadas a suplemento alimentar

Já foram reportadas mais de cem hospitalizações que podem estar relacionadas com o consumo dos produtos anticolesterol

Agência O Globo - 28/03/2024
Empresa japonesa registra quatro mortes possivelmente ligadas a suplemento alimentar

Uma empresa farmacêutica japonesa comunicou nesta quinta-feira mais duas mortes potencialmente ligadas a suplementos alimentares anticolesterol. A companhia já havia retirado os produtos do mercado após suspeitas de que eles causavam efeitos nocivos para a saúde.

Veja mais: Número de mortos em ataque em Moscou sobe para 133

Leia também: Strippers conquistam lei de proteção trabalhista em Washington, nos Estados Unidos

O caso é motivo de grande preocupação no Japão, onde já haviam sido registradas duas outras mortes, elevando o número total para quatro, além de mais de cem hospitalizações que poderiam estar relacionadas com o consumo destes produtos.

Em um comunicado nesta quinta-feira, a empresa Kobayashi Pharmaceutical informou que havia recebido informações de duas pessoas que faleceram e que consumiam o suplemento "Choleste help", pelo menos uma delas teve o óbito devido a uma falha renal.

"Estamos no processo de confirmar os fatos e a relação causal em ambos os casos", disse o grupo com sede na cidade de Osaka.

Na semana passada, a empresa retirou os produtos de "Beni Koji Choleste Help" e de outras duas marcas que continham um ingrediente chamado arroz de levedura vermelha ("beni koji") após receber queixas de problemas de rim de alguns clientes.

Estudos médicos descrevem esta substância como uma alternativa às estatinas para reduzir o colesterol, mas também alertam para o perigo de danos nos músculos, rins ou fígado. Além de comercializar os seus produtos, a Kobayashi Pharmaceutical também fornecia arroz de levedura vermelha para cerca de 50 empresas no Japão e duas em Taiwan.

Dezenas destas empresas anunciaram a retirada dos produtos afetados, que vão desde pílulas médicas a vinho espumante, temperos de salada, pão ou pasta de missô usada em muitos pratos tradicionais.