Geral

Comer chocolate dá espinha? Especialista responde

Segundo a dermatologista, o surgimento da acne ou a sua piora pode ter relação com o consumo de alimentos com alto índice glicêmico

Agência O Globo - 28/03/2024
Comer chocolate dá espinha? Especialista responde

O chocolate já é um dos alimentos mais consumidos no mundo, mas isso aumenta durante a Páscoa, quando ovos, barras e diversas variedades do produto estão por todo o lado. Mas é verdade que comer chocolate pode causar espinhas? Segundo o dermatologista Marcelo Arnone, a resposta é sim.

Por que chocolate dá espinhas?

Ele explica que há uma relação com a piora ou surgimento da acne e a ingestão de alimentos com alto índice glicêmico, ou seja, que liberam altas quantidades de glicose (açúcar) no sangue.

Entre eles estão não apenas os chocolates, como outros doces e comidas ricas em carboidratos, como massas, arroz branco, pão branco, batata e bolachas.

Isso porque a glicose liberada por esses alimentos promove como consequência a rápida liberação da insulina para absorvê-la.

— A insulina é um hormônio relacionado à absorção de glicose do sangue para as células do nosso organismo. Esses picos de insulina vêm sendo relacionados com a piora da acne em alguns indivíduos, por estimularem a produção de secreção pelas glândulas sebáceas — afirma Arnone.

Mas o dermatologista explica que, especialmente na Páscoa, a relação entre o chocolate e espinhas não quer dizer que é preciso deixar o doce completamente de lado. Acrescenta que é possível optar por tipos que têm menos impacto no organismo.

— A ingestão de chocolate não deve ser proibida, mas deve se preferir os com maior teor de cacau, que geralmente têm menor índice glicêmico — cita Arnone.

Ele também dá indicações de como cuidar da pele:

— Devemos adotar hábitos saudáveis de alimentação no dia a dia. O rosto deve ser lavado de uma a duas vezes com água morna para fria e usar sabonetes apropriados. Devem ser evitados escovas faciais elétricas e esfoliações frequentes.