Economia

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

patricia.serrao 28/03/2024
Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira, a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

A previsão está um pouco acima da indicada pelo mercado financeiro no Boletim Focus, que é de 1,85%. E se aproximou do que espera o Ministério da Fazenda, que prevê crescimento acima de 2%.

Notícias relacionadas:

De acordo com o Relatório, essa mudança parte do aquecimento econômico levemente maior que o esperado neste início do ano. O cálculo traz perspectivas ainda mais positivas para a indústria e o setor de serviços.

Por outro lado, a agropecuária deve apresentar queda com o recuo da produção por causa da irregularidade das chuvas e das temperaturas elevadas.

A entidade também vê uma recuperação do mercado de crédito neste ano, com aumento nas liberações de empréstimos e a queda dos juros e da inadimplência.

O relatório faz um alerta sobre a inflação. Apesar da redução do acumulado em doze meses, o índice ficou meio ponto percentual acima do que era esperado pelo Banco Central no trimestre de dezembro a fevereiro. E aí a culpa foi dos alimentos e dos preços administrados, como combustíveis, por exemplo.

Economia Brasília Prévia do PIB brasileiro cresce 0,6% em janeiro Banco Central adia divulgação do balanço de 2023 Presidente do Banco Central vê curva “benigna” de inflação 28/03/2024 - 10:48 Samia Mendes / Patrícia Serrão Gabriel Brum - Repórter da Rádio Nacional PIB quinta-feira, 28 Março, 2024 - 10:48 1:15