Esportes

Prodígio da natação supera leucemia e vai representar Japão na Olimpíada, anuncia federação

Rikako Ikee, que perdeu Jogos de Tóquio após tratamento, vai disputar medalha nos 100m borboleta em Paris

Agência O Globo - 28/03/2024
Prodígio da natação supera leucemia e vai representar Japão na Olimpíada, anuncia federação

A nadadora Rikako Ikee, que superou a leucemia, vai representar o Japão nos 100 metros borboleta nos Jogos Olímpicos de Paris, anunciou nesta quarta-feira a federação japonesa do esporte, depois de ela ter perdido as provas individuais na edição anterior, em Tóquio, em 2021.

Meia espanhol critica reação de Vini Jr contra ataques racistas e causa polêmica: 'Me chamam de bêbado e eu não reclamo'

Entenda: Rudiger defende religião e explica gesto após denunciar jornalista que o associou ao Estado Islâmico

Em 2018, Rikako Ikee entrou para a história aos 18 anos ao conquistar seis medalhas de ouro nos Jogos Asiáticos, realizados em Jacarta, tornando-se a primeira mulher eleita Melhor Atleta (MVP) nesta competição.

Poucos meses depois, ela anunciou que tinha leucemia e ficou internada por cerca de dez meses.

Ela voltou às competições em agosto de 2020, mas seus tempos não foram rápidos o suficiente para classificá-la para as provas individuais dos Jogos realizados em 2021. Ela participou dos revezamentos de estilo livre.

Ikee, hoje com 23 anos, conquistou a vaga para Paris-2024 nos 100m borboleta, à frente de Matsumoto Shijo, ao terminar em segundo com o tempo de 57,34 segundos.

A disputa foi vencida com um tempo impressionante de 56,91 segundos por Haiari Mazuki, de 17 anos, outro talento japonês da natação.

Além disso, o tricampeão mundial Daiya Seto nadará na modalidade masculina, em uma equipe japonesa composta por 27 nadadores, detalhou a federação japonesa.