Internacional

EUA abatem quatro drones Houthis no Mar Vermelho

Os rebeldes do Iêmen são apoiados pelo Irã a agem em solidariedade aos palestinos

Agência O Globo - 28/03/2024
EUA abatem quatro drones Houthis no Mar Vermelho
drones - Foto: Reprodução

Os militares dos EUA anunciaram, nessa quarta-feira, que abateram quatro drones lançados pelos rebeldes Houthi no Iêmen. As armas tinham como alvo um navio de guerra americano no Mar Vermelho.

O Comando Militar dos EUA para o Oriente Médio (Centcom) indicou, em comunicado na rede social X, que suas forças "destruíram quatro sistemas aéreos sem piloto de longo alcance" e não reportou nenhum dano ou feridos.

“Foi determinado que essas armas representavam uma ameaça iminente aos navios mercantes e militares dos EUA na região”, acrescentou o comunicado.

“Essas ações são tomadas para proteger a liberdade de navegação e tornar as águas internacionais mais seguras” para essas mesmas embarcações, explica.

Os Houthis no Iêmen, apoiados pelo Irã, iniciaram em novembro uma série de ataques com drones e mísseis contra navios no Mar Vermelho, uma região estratégica para o comércio global.

Afirmam agir em solidariedade aos palestinos, sob ataques de Israel na Faixa de Gaza, desde a invasão do movimento islâmico Hamas.

Após ataques dos Estados Unidos e do Reino Unido contra posições rebeldes no Iêmen, os rebeldes estenderam suas ações a navios associados a essas duas nações.