Esportes

Brasileiro iguala número de De Bruyne e se torna líder de assistências no ano; saiba mais

Ambos os jogadores contam com 11 passes para gol em 2024

Agência O Globo - 27/03/2024
Brasileiro iguala número de De Bruyne e se torna líder de assistências no ano; saiba mais
Brasileiro iguala número de De Bruyne e se torna líder de assistências no ano; saiba mais - Foto: Reprodução /TWITTER

O meio-campista Shaylon, do Atlético Goianiense, igualou-se ao belga Kevin De Bruyne, do Manchester City, como líder de assistências em 2024 no mundo, com 11. Ele alcançou a marca após dar dois passes para gol na partida contra o Goiânia, pelo Campeonato Estadual, na última segunda-feira. Com 16 jogos no ano, o jogador também já balançou as redes oito vezes na temporada.

Copa do Brasil: apenas dois times da Série A não têm vaga garantida na Copa do Brasil em 2025; saiba quais

Confiante: Robinho acredita que vai passar feriado de Páscoa em casa

O meia de 26 anos atuou em 14 partidas pelo torneio estadual, em que deu dez passes para gol, e em outras duas pela Copa do Brasil, quando tocou duas vezes para consagrar um companheiro. O camisa 10 do Dragão ajuda o time que está embalado com 12 vitórias consecutivas. O Atlético perdeu apenas dois jogos no ano, para o Aparecidense e Vila Nova, e empatou uma vez com o Goiás.

Com quatro gols servidos pelo meio-campista, Luiz Fernando é o jogador mais assistido por Shaylon. Ele tem 19 participações em gols em 2024 e demora 71 minutos para participar de gols. Além disso, de acordo com a base de dados da plataforma Sofascore, também é o primeiro do país em número de passes decisivos, com 48.

O meio-campista do Dragão foi revelado na base do São Paulo. No entanto, o atleta não teve espaço e acabou passando por empréstimos em clubes como Bahia, Goiás e Chapecoense, até chegar em definitivo ao Atlético Goianiense em 2022.

Já De Bruyne, de 32 anos, atuou em 14 jogos no ano. Dentre as partidas, nove foram disputadas pela Premier League, três pela FA Cup e outras duas na Champions League. O camisa 17 do Manchester City também já marcou dois gols pelo clube. O jogador mais procurado pelo belga foi o atacante norueguês Erling Haaland, que balançou as redes cinco vezes com passes vindos dos pés do meio-campista.