Geral

Casamentos homoafetivos crescem mais no Brasil; veja 6 casais LGBTQIA+ que registraram seu amor em cartório

Norma do Conselho Nacional de Justiça, criada em 2013, tornou legal a união entre pessoas do mesmo sexo no país: Nanda Costa, Ludmilla e Pepita estão entre os famosos que disseram 'sim'

Agência O Globo - 27/03/2024
Casamentos homoafetivos crescem mais no Brasil; veja 6 casais LGBTQIA+ que registraram seu amor em cartório
Casamentos homoafetivos crescem mais no Brasil; veja 6 casais LGBTQIA+ que registraram seu amor em cartório - Foto: Nick Karvounis/Unsplash Geral

Segundo dados da Pesquisa de estatísticas do Registro Civil, divulgada nesta quarta-feira (27) pelo IBGE, os casamentos entre pessoas do mesmo sexo em 2022 cresceram 20% em relação ao ano anterior, enquanto os casamentos heterossexuais tiveram um crescimento de apenas 4%. Embora os casamentos homoafetivos ainda representem apenas 1,1% do total de uniões registradas no país, eles crescem em todas as regiões brasileiras.

Não foi a primeira vez: Davi, Matteus, Alane, Beatriz e Isabelle pulam pelados na piscina no BBB 24; relembre outras edições de brothers nus

Fotos: conheça a mansão onde Anitta reuniu amigos para aniversário em Miami

Os casamentos homoafetivos crescem anualmente no Brasil desde 2013, quando o Conselho Nacional de Justiça aprovou uma norma estabelecendo que cartórios de todo o país celebrem o casamento civil e a conversão de união estável em casamento entre pessoas do mesmo sexo.

Modo turbo no BBB 24: ao chegar ao top ten, programa terá 7 eliminações em 18 dias; entenda a dinâmica

Alvo de buscas pela polícia nos EUA: Diddy tem iate de US$ 65 milhões com cinco andares, chef particular e varanda retrátil; veja imagens

A partir da aprovação da norma, muitos famosos LGBTQIA+ registraram legalmente suas uniões. Para enfatizar o valor da representatividade, escolhemos seis casais que tornaram publicamente reconhecido seus relacionamentos. Confira:

Pepita e Kayque Nogueira

A cantora e o bailarino se casaram em 2020 e, em 2022, compartilharam a notícia da adoção de seu filho, Lucca Antonio. A cerimônia íntima ocorreu na região metropolitana de São Paulo e contou apenas com a presença de dez pessoas, entre familiares e padrinhos, incluindo Péricles, Bianca Andrade, Matheus Mazzafera.

Nanda Costa e Lan Lanh

A atriz e cantora revelaram seu relacionamento publicamente no Dia dos Namorados de 2018 e selaram sua união com um casamento civil no ano seguinte. Em 2021, deram as boas-vindas às filhas gêmeas, Kim e Tiê, fruto de fertilização in vitro. Nanda Costa e Lan Lanh estão juntas desde 2014, quando a atriz expressou seu amor pela companheira nas redes sociais.

Ludmilla e Brunna Gonçalves

Ludmilla surpreendeu Brunna Gonçalves com um pedido de casamento durante sua festa de aniversário, organizando uma cerimônia surpresa, em 2019. Diante de familiares e amigos, Ludmilla fez o pedido e, ao receber o "sim" de Brunna, as duas seguiram para uma celebração ao som da Marcha Nupcial. Ludmilla e Brunna anunciaram seu relacionamento em junho de 2019, quando a cantora dedicou uma música à amada em seu Instagram, ressaltando o quanto ela a fazia feliz.

Lulu Santos e Clebson Teixeira

O cantor Lulu Santos formalizou sua união estável com o analista de sistemas Clebson Teixeira, em 2019. Lulu e Clebson ficaram noivos em janeiro do mesmo ano, quando Clebson pediu Lulu em casamento durante um show no Rio de Janeiro. O casal assumiu seu romance em julho do ano 2018.

Fernanda Gentil e Priscila Montandon

Fernanda Gentil e Priscila Montandon se casaram em 2018, em uma cerimônia secreta. Anteriormente casada com Matheus Braga, Fernanda encontrou em Priscila sua primeira esposa e parceira de vida. O casal tem planos de aumentar a família, com Fernanda optando por congelar seus óvulos. Recentemente, elas celebraram oito anos do relacionamento, que tornaram público em 2016.

Paulo Gustavo e Thales Bretas

O casamento de Thales e Paulo aconteceu no Parque Lage, no Rio de Janeiro, em dezembro de 2015, com os dois usando fraques brancos e caminhando juntos ao som da Marcha Nupcial. Optaram por uma cerimônia sem juiz de paz ou padrinhos, mas cheia de amor e emoção, com declarações e trocas de alianças. O amor foi interrompido pela pandemia de Covid-19. No dia 4 de maio de 2021, o comediante morreu, vítima da Covid, aos 42 anos de idade. O ator deixou o marido e os dois filhos do casal, Gael e Romeu.