Política

Presidente do Republicanos conversa com Flávio Bolsonaro sobre eleição do Rio e corteja apoio do PL para sucessão de Lira

Deputado Marcos Pereira vem tentando driblar resistência de Jair Bolsonaro a seu nome na eleição da Câmara; apoio a Alexandre Ramagem no Rio foi discutido

Agência O Globo - 27/03/2024
Presidente do Republicanos conversa com Flávio Bolsonaro sobre eleição do Rio e corteja apoio do PL para sucessão de Lira
Presidente do Republicanos conversa com Flávio Bolsonaro sobre eleição do Rio e corteja apoio do PL para sucessão de Lira - Foto: Reprodução / internet

O presidente do Republicanos, Marcos Pereira, conversou nesta quarta-feira com o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) sobre a conjuntura eleitoral do Rio de Janeiro. Ao mesmo tempo, sinalizou o interesse em receber o apoio do PL para sua candidatura à sucessão de Arthur Lira (PP-AL) na Câmara dos Deputados. O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) demonstra resistência a Pereira, que vem tentando apaziguá-la por meio de acenos ao bolsonarismo.

A reunião com Flávio se deu um dia depois de o Republicanos manifestar a possibilidade de romper com o prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD). Segundo interlocutores, o dirigente não bateu o martelo sobre embarcar na candidatura de Alexandre Ramagem (PL) à prefeitura carioca, mas fez elogios ao pré-candidato e indicou irritação com Paes. O gesto de hoje foi lido como uma das tentativas de afagar o PL de olho na eleição da Câmara.

Ontem, o Republicanos ficou insatisfeito com a exoneração do substituto de Chiquinho Brazão na Secretaria Municipal de Ação Comunitária, Ricardo Abrão, e de pessoas que estavam na pasta por indicação de Brazão, um dos presos no domingo passado acusado de mandar matar a vereadora Marielle Franco. Apesar de ainda filiados ao União Brasil, Brazão e Abrão são considerados quadros do Republicanos e só permanecem no outro partido por questões burocráticas.

Como mostrou o GLOBO no início do mês, Pereira busca restabelecer diálogo com Bolsonaro e fez contato com aliados dele após desavenças nos últimos anos. O movimento teria sido feito depois de uma reunião com Lira em fevereiro, na qual o presidente da Câmara colocou ao deputado do Republicanos a necessidade de conseguir apoio da bancada bolsonarista.

Lira sonha com um acordo em que o cacique do Republicanos ou o líder do União Brasil na Câmara, Elmar Nascimento (BA) — tido até agora como o candidato mais provável do presidente da Casa — unam forças em torno de uma única candidatura.

Pereira adota estratégia de se equilibrar entre base e oposição. Ao mesmo tempo em que chegou a fazer parte da comitiva do presidente Lula em um evento em São Paulo, criticou a fala do petista que comparou os ataques de Israel na Faixa de Gaza ao que Adolf Hitler fez com os judeus no Holocausto.

O Republicanos passou a fazer parte do governo em setembro do ano passado, quando Silvio Costa Filho assumiu o Ministério dos Portos e Aeroportos.