Alagoas

Sistema Coletivo do Agreste passa por manutenção preventiva dias 3 e 4 de abril

Diego Barros 27/03/2024
Sistema Coletivo do Agreste passa por manutenção preventiva dias 3 e 4 de abril
Sistema Coletivo do Agreste passa por manutenção preventiva dias 3 e 4 de abril - Foto: Reprodução / internet

O Sistema Coletivo do Agreste (SCA) vai passar por manutenção preventiva nos dias 3 e 4 de abril. O trabalho será realizado por profissionais da empresa Agreste Saneamento e acompanhado por técnicos da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP). 

Entre os serviços previstos, estão: inspeções, limpezas e manutenções de conjuntos motobombas nas estações de captação e de tratamento do Morro do Gaia, em São Brás, e também na elevatória de Campo Grande, além de retirada de vazamentos, inspeção de válvulas de retenção, ventosas, bancos capacitores e painéis elétricos. 

As atividades que serão executadas visam garantir a segurança operacional dos equipamentos e a continuidade do abastecimento da região, já que previnem paradas emergenciais demoradas em decorrência de defeitos eletromecânicos. 

Devido à paralisação do sistema para manutenção, que durará 48 horas, o abastecimento dos bairros da parte baixa de Arapiraca e dos municípios de Campo Grande, Coité do Nóia, Feira Grande, Girau do Ponciano, Lagoa da Canoa, Olho d’Água Grande e São Brás ficará deficiente. 

Após o Sistema Coletivo (SCA) ser reativado, o fornecimento de água entrará em fase de regularização gradativa a partir do dia 5 (sexta-feira). Para que todas as localidades urbanas atendidas voltem a ter água, podem ser necessárias até 48 horas após o retorno da operação do SCA. 

Já na parte alta de Arapiraca e em outras cidades da região Agreste, o abastecimento não sofrerá interrupções no período, visto que são atendidas através do Sistema Adutor do Agreste (SAA), que tem captação no rio São Francisco em uma área do município de Traipu.