Internacional
Dois adolescentes russos são homenageados após salvarem dezenas de pessoas no atentado em Moscou
Pelo menos 137 pessoas foram mortas e 182 ficaram feridas quando combatentes do grupo Isis-K, uma célula da organização jihadista, invadiram uma casa de shows na capital russa na sexta
Dois adolescentes russos, que ajudaram dezenas de pessoas a fugir de um atentado que deixou ao menos 137 mortos em Moscou, foram homenageados nesta segunda-feira em sua escola. Islam Khalilov e Artiom Donskov, de 15 anos e alunos do mesmo colégio de ensino médio, foram premiados com um laptop, informou a imprensa russa.
Massacre em Moscou: ataque reivindicado pelo Estado Islâmico foi o mais mortal do grupo na Europa; veja outros
Quatro acusados: Prisão de suspeitos de atentado em Moscou abre discussão sobre pena de morte na Rússia e preocupa oposição
Ambos trabalhavam no guarda-volumes do Crocus City Hall quando ocorreu o ataque, e souberam manter a calma e conduzir as pessoas que assistiam ao show à saída. Imagens na internet mostram Islam Khalilov correndo na direção oposta à longa fila de dezenas de pessoas correndo aterrorizadas. "Todos por aqui!", repetia em voz alta.
— Na verdade, estava com muito medo — explicou o jovem à rádio russa BFM, acrescentando que certificou-se que ninguém tivesse ficado para trás até ele mesmo deixar o local. — Nos mostraram e indicaram para onde conduzir as pessoas em caso de incidente. Eu sabia para onde levá-las para que ficassem seguras — disse.
Seu colega de classe, Artiom Donskov, guiou outro grupo que buscava uma saída dentro do edifício, já em chamas.
Khalilov também receberá em 29 de março uma condecoração da Direção Espiritual Muçulmana da Rússia, uma renomada organização religiosa, informou a agência de notícias TASS.
O grupo jihadista Estado Islâmico (EI) reivindicou o atentado, mas o Kremlin se negou na segunda-feira a comentar estas informações enquanto a investigação estiver em curso.
Outro herói foi um espectador que assistia ao show com sua esposa e conseguiu desarmar um dos agressores, diante de várias testemunhas. Este homem, que pediu anonimato, afirmou à imprensa russa que conseguiu se lançar contra o agressor enquanto recarregava sua arma e acertá-lo na cabela, com outro homem que o ajudou.
Mais lidas
-
1EXEMPLO A SER SEGUIDO
Enquanto regiões do Nordeste trocam asfalto por concreto para reduzir calor, municípios de Alagoas vão na contramão com cidades mais quentes
-
2SEM PUDOR
Ju Isen, musa das manifestações mostra o ânus durante transmissão ao vivo de Carnaval
-
3BULLYING POLÍTICO
Cúpula da prefeitura troca farpas públicas com o vereador-novato Kall Mello
-
440 ANOS DE PRISÃO
Ministério Público pede condenação de Sargento da PM por matar feirante
-
5PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Presidente da Câmara de Vereadores retira LDO da pauta e fará requerimentos de prestação de contas à prefeita Luísa Duarte